terça-feira, 5 de janeiro de 2010

POLUIÇÃO NAS PRAIAS


Acabei de ler no site do jornal O ESTADO DE SÃO PAULO que cerca de 40 praias de todo o estado de São Paulo estão impróprias para banho.

Todo ano é a mesma história.

Cada vez, mais gente vai para a praia no final de ano e a quantidade de dejetos de todos os tipos (inclusive esgoto) jogados no mar vai só aumentando...

Outro fator que ajuda a agravar a situação da poluição é a educação do turista, ou melhor, a falta de educação. A quantidade de lixo jogada por todos os lados, não só nas praias, é imensa. Não venha me dizer que os turistas não sabem que devem jogar lixo no lixo.

Se por um lado os turistas trazem o benefício financeiro para as cidades litorâneas, infelizmente trazem também um enorme impacto ambiental.

Qual será o limite das cidades para suportar a quantidade crescente de turistas?

E o abastecimento de água... Nem se fala.

Em Ilhabela (SP), tentaram limitar a entrada de veículos na cidade. Na minha maneira de ver, medida acertada, pois o trânsito em época de temporada fica completamente paralisado. Infelizmente parece que não deu certo.

Embora ainda seja um sonho, um turismo mais racional e consciente seria uma saída para esta superlotação das praias na época de temporada.

Queremos nossas praias limpas!
( Texto e foto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Nenhum comentário: