sábado, 20 de novembro de 2010

CAMARÃO SAFADO

Estava eu de férias em Ubatuba (SP) e resolvi comprar um camarão para fazer em casa.

Cheguei em uma peixaria que fica nos arredores do mercado de peixe de Ubatuba e perguntei para a balconista o preço do camarão grande. Ela me mostrou em um quadro.

Ciente do preço, comecei a pegar os camarões (como faço sempre), para entregar para a balconista pesar, quando fui interrompido por ela, me dizendo que eu não podia fazer aquilo.

Bastante confuso com a situação, perguntei o motivo. Ela me disse que seria ela quem escolheria os camarões e não seriam apenas camarões grandes, mas camarões de todos os tamanhos.

Disse à ela que estava pagando o preço (extremamente salgado) dos camarões grandes e que queria levar a mercadoria pela qual eu estaria pagando. A balconista disse que não poderia ser deste jeito, e que eu teria que levar camarões médios e pequenos também.

Agradeci a atenção da balconista e saí da peixaria sem levar nada. Fico bastante surpreso com pessoas que agem de maneira incorreta, e que quando você reclama, elas ainda acham que estão com a razão. Comerciantes que agem desta forma só aprenderão, se sentirem "no bolso" as conseqüências de suas atitudes, portanto, nunca compre nada deste tipo de gente.

Por sorte, lembrei de uma conhecida que tem alguns barcos de pesca em Ubatuba e liguei para ela. Consegui o camarões como eu queria.

Felizmente, NEM TODOS os comerciantes são "picaretas".

Enfim, fiz os camarões e ficaram uma delícia!

Já que estou falando de camarão, deixe-me colocar uma receita aqui (olha o que está virando este blog, hahahaha).

Eu aprendi a fazer este prato há dois anos atrás. Não me lembro do nome dele (na verdade, nem entendi quando o "garçon" falou). Sendo assim, em homenagem à nossa peixaria "picareta" vou chamar este prato de CAMARÃO SAFADO.

É um prato bem rústico (safadinho mesmo), mas eu gostei bastante do sabor.

Você vai precisar de 1 quilo de camarões grandes, suco de 1 limão, alho, cebola e sal (estes três últimos na quantidade que quiser).

Retire a cabeça e as pernas dos camarões, mantenha a casca, mas faça um corte nas costas do camarão para tirar a tripa. Lave-os, coloque-os em uma vasilha e vire o suco de limão por cima para desinfetar. Deixe no máximo por dois minutos, jogue o suco de limão fora e lave os camarões novamente.

Pique em pedaços bem pequenos a cebola e o alho, formando algo parecido com uma pasta. Misture com o sal e passe nas costas dos camarões (onde estava a tripa). Cuidado para não salgar demais. Algumas vezes eu coloco esta pasta também entre a casca e o camarão, mas é gosto pessoal.

Leve os camarões em uma grelha para assar na churrasqueira comum (pode ser aquela churrasqueira elétrica também). Quando ficar pronto, é só servir com arroz branco, ou qualquer outra coisa que quiser (quando comi este prato pela primeira vez no restaurante, eles serviram com arroz branco e uma salada de verduras).

( Texto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

3 comentários:

Monteiro disse...

Fiquei com o gosto na boca só de ter marcado a receita...rsrs .

Vai dar uma dó jogar o suco de limao fora , mais assim que tiver feito , comento aqui. rs

Monteiro disse...

rs.

Fiquei com gosto de camarao só de marcar a receia... vai dar uma dó é jogar o suco de limao fora, rsrs .
Assim que preparar, comento por aqui .
Abraços..

Tuis disse...

Oi George, grato pelo comentário.

Neste caso, o suco do limão servirá somente para desinfetar o camarão mesmo. Depois não presta para mais nada.

Eu gosto muito deste prato, por ser simples de preparar e pelo gosto "rústico". Espero que também goste.

Abraço