segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

UBATUBA VERÃO 2013 - FALTA DE INFRA-ESTRUTURA

Uma das piores coisas que podem acontecer na época de temporada em Ubatuba e cidades do Litoral Norte Paulista é a falta de coisas essenciais.

Ubatuba não comporta a quantidade de turistas que vai para a cidade.

O resultado é falta de água, a falta de produtos de um modo geral, um trânsito sobrecarregado (ao extremo) e muitos outros inconvenientes, gerando desconforto para todos.

Quando entra a questão sanitária, a coisa fica muito mais grave. Este ano por exemplo, os jornais noticiaram que a quantidade de lixo gerada por dia pelos turistas, superava em muito a capacidade de coleta dos caminhões de lixo do Litoral Norte Paulista.

Até entendo que para alguns turistas isto não tenha problema, contudo, nem todo mundo gosta de ficar sem água para tomar banho e para outras coisas. Nem todo mundo gosta de ficar sem comprar aquilo que necessita. Nem todo mundo aprecia o risco sanitário e nem o mau cheiro do lixo não recolhido pelas ruas.

Mesmo que os comerciantes sejam contra, a Prefeitura, não só de Ubatuba, mas de outras cidades do Litoral norte Paulista, precisa arrumar algum jeito de limitar a quantidade de pessoas, pois desta forma como está hoje, não é possível ficar.

Me lembro que há alguns anos, Ilhabela limitou o número de carros que podiam entrar na ilha em feriados prolongados e época de temporada. Lembro ainda que na ocasião, eu participava de uma lista de discussão na Internet sobre Ilhabela, onde proprietários de imóveis estavam bastante irritados com os turistas, já que estes últimos traziam incômodo de todos os tipos. A coisa ficou caótica ao ponto do trânsito simplesmente não andar mais, por todos os cantos da ilha. Não sei se esta limitação de número de veículos ainda está em vigor em Ilhabela, mas ficaria muito feliz se ainda estivesse.

Ubatuba e outras cidades do Litoral Norte Paulista precisam fazer a mesma coisa. Mais do que isso, precisam se preocupar em oferecer um turismo de qualidade, onde as pessoas (moradores e turistas) possam ter um mínimo de conforto e infra-estrutura adequada.

De que adianta você ir para o litoral, onde você só vai se aborrecer, sem conseguir ir a nenhum lugar por causa do trânsito, com lixo não recolhido pela rua comprometendo sua saúde e de sua família, sem água para tomar banho ou realizar as tarefas de casa? Isto é lamentável!

Para os turistas que buscam um lugar com o mínimo de condições para se passar alguns dias de folga, talvez seja melhor procurar outros lugares, pois acabarão encontrando aborrecimentos desnecessários no Litoral Norte Paulista, ou pior, passarão a fazer parte do problema local.

Nenhum comentário: