segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

UBATUBA VERÃO - TURISMO DESCONTROLADO PREJUDICA A CIDADE

Em quase todas as semanas do mês de Janeiro de 2013, publiquei textos falando sobre a temporada de verão de 2013 em Ubatuba, comentando sobre problemas que ocorrem não só na temporada, mas ao longo do ano, como também sobre as conseqüências que o turismo descontrolado causa para a cidade.

Embora tenhamos o Carnaval daqui a alguns dias, e novamente Ubatuba vá sofrer pelos mesmos motivos, finalmente a temporada de verão já está acabando, para felicidade dos moradores locais e principalmente por parte da natureza, que "agradece" o fim da temporada.

Meu intuito com todos os comentários e críticas que fiz, é colaborar para que Ubatuba seja preservada da melhor forma possível, é diminuir este turismo "predatório", é incentivar o turismo consciente, responsável e equilibrado.

Enquanto escrevia este texto tive a oportunidade de ler uma infeliz reportagem que falava da morte de peixes em riacho na região da Praia Grande, por excesso de esgoto desepejado ali. Outra reportagem falava que a Praia do Tenório havia se tornado um "shopping center" a céu aberto, tão grande a quantidade de pessoas vendendo coisas por ali, algumas até em situação irregular. Onde está a fiscalização de Ubatuba?

Sem dúvida, a temporada de férias em Ubatuba é muito legal, contudo, existem outros lugares em outras cidades ou no campo, em hotéis-fazenda, em acampamentos de férias, em navios de cruzeiro, onde os turistas podem passar férias agradáveis, sem causar tanto impacto em um só lugar.

Para aqueles que leram os meus textos e se sentiram incomodados de alguma forma, imagino se talvez eles não sejam exatamente aqueles que criam cada um dos problemas que critiquei.

Ao observar as estatísticas de leitura destas publicações, fico satisfeito em saber que muita gente as viu e mesmo depois de terminada a temporada, ainda irá ver.

Espero que tenham entendido o "recado".

Espero que tenham divulgado e comentado o que leram, e mais do que isso, espero que tenham se conscientizado, pelo menos um pouco.

Mesmo que seja algo utópico, eu continuarei a "tocar nesta mesma tecla", com toda certeza.

Para a próxima temporada de verão, pretendo colocar mais textos e fazer uma divulgação ainda maior.

E vamos em frente...

Nenhum comentário: