segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

UBATUBA VERÃO 2013 - TEMPORADA DE ABORRECIMENTOS NA PRAIA

Todos os anos, as pessoas aproveitam esta época do ano para curtir uma praia.

Algumas estão em período de trabalho e aproveitam somente os feriados de Natal e Ano Novo. Outras estão de férias.

Embora isto seja praticamente igual em todas as cidades turísticas, vou focar meus comentários mais na cidade de Ubatuba (SP).

Se para os turistas Ubatuba é um paraíso, e para os comerciantes locais seja uma excelente oportunidade para ganhar dinheiro, existe um outro lado da moeda, que somente quem mora nestas cidades pode relatar, ou que, por interesses comerciais, muitas vezes não é comentado.

O que vou escrever muitos já sabem, mas de qualquer forma, vale a pena lembrar.

Antes de começar, quero dizer que a crítica que farei aqui, não se dirige a todos os turistas, mas sim àqueles que realmente criam aborrecimentos, fazendo todo o tipo de baderna, sujeira e arruaça.

Infelizmente, alguns turistas chegam em Ubatuba e pensam que não existem limites, regras e leis. É como se eles estivessem em um outro mundo, onde pudessem fazer o que quisessem, quando quisessem, da maneira que quisessem. Os moradores locais e outros turistas são obrigados a conviver com a sujeira, bagunça e barulho (principalmente fora de hora), promovidas por eles.

E por qual razão os turistas vão para estes lugares? Na realidade são várias razões, mas eu acho que a principal delas é pela beleza do local, além da paz, e é exatamente esta beleza e esta paz que estes turistas estão destruindo. É irônico não é? A pessoa destruir o motivo pelo qual ela vai a um lugar.

Outra coisa que na minha maneira de ver também traz prejuízos, é a desvalorização dos imóveis nos locais onde a baderna é maior, pois obviamente, somente os desavisados irão comprar imóveis lá. Quem já tem, infelizmente é obrigado a arcar com as conseqüências da escolha mal feita. Para aqueles que desejam comprar um imóvel em Ubatuba, eu recomendo que visite o local onde está localizado o mesmo, durante um feriado prolongado, de dia e à noite. Existe um ditado que diz o seguinte: "antes de comprar a casa, procure saber quem são os vizinhos". Isto é super válido para Ubatuba e região. Sem você saber, o seu sonho de um imóvel na praia pode acabar virando um pesadelo.

Há alguns anos atrás, o prefeito de outra cidade do litoral paulista acabou com a arruaça que este povo fazia, colocando ordem na cidade e cada um no seu lugar. Ubatuba precisa fazer o mesmo, URGENTEMENTE.

Já passou da hora das autoridades e da população local, colocar "ordem na casa".

Como cidadão pagador de impostos em Ubatuba, tenho todo o direito de pedir isto e de criticar o que fazem para prejudicar a cidade.

Aos políticos que pouco ou nada fazem pela cidade, um recado muito importante: não são os turistas que votam em vocês em época de eleições. Lembrem-se disto!

Nenhum comentário: