domingo, 19 de janeiro de 2014

CARAGUATATUBA VERÃO 2014 : MEDIDAS DE ORDEM CONTRA MAUS TURISTAS

No início deste mês li em um jornal regional, uma avaliação sobre a cidade de Caraguatatuba (SP). Dentre as várias informações, havia o comentário de que a cidade era frequentada principalmente por turistas das classes C e D (classe média / classe média baixa).

É importante ressaltar que nada tenho contra ninguém de qualquer classe que seja. Estou apenas fazendo uma análise de informações que li, e fatos que vi pessoalmente.

Do ponto de vista turístico, isto não é muito bom para a cidade, pois são turistas que quando gastam, não gastam muito.

Observando friamente a situação, podemos dizer também que este fato não ajuda a atrair mais turistas, e nem turistas que gastam mais.

Em passado recente, digamos 25 ou 35 anos atrás, Caraguatatuba era um lugar frequentado por turistas da classe A2, B e C, mas com o tempo, a poluição das praias, e o aumento da frequência de turistas, digamos, sem muita educação, acabou afugentando muita gente, e a cidade virou um ponto conhecido e procurado por muitas pessoas com este último perfil.

Infelizmente, Caraguatatuba e seus habitantes pagam o preço disto até hoje.

Contudo, este texto não é uma crítica a Caraguatatuba, pois a verdade que exponho acima está por todos os lados, e qualquer um com um mínimo de inteligência e bom senso pode perceber.

O que eu quero na verdade é parabenizar a administração de Caraguatatuba por algumas medidas de ordem tomadas este ano contra o mau comportamento dos turistas, como por exemplo a multa para turistas que estiverem com som alto no carro ou ainda com cachorro na praia.

Não sei se estas medidas estão funcionando realmente, ou se alguma multa foi efetivamente aplicada, mas é imprescindível tomar medidas adicionais e mais severas para reprimir o mau comportamento dos turistas.

O povo de Caraguatatuba também deve se engajar nesta questão e reprimir os turistas mal educados. Todos merecem ter uma cidade melhor, e como consequência natural, uma vida melhor.

Caraguatatuba tem tudo para ser uma excelente cidade turística, mas precisa recuperar o ambiente agradável do passado, e trazer de volta os turistas que há muito deixaram de ir lá.

Nenhum comentário: