sábado, 9 de agosto de 2014

FALTA DE PRIVACIDADE NA INTERNET

Privacidade na Internet? Jamais existiu!

Esta não é a primeira vez que abordo este tema aqui, e com certeza não será a última.

Há dois dias, assistindo ao noticiário noturno em um canal de televisão, fiquei sabendo sobre um recente ataque de hackers que conseguiu obter contas de usuários e as respectivas senhas, de bilhões de pessoas em todos o mundo. O ataque havia sido confirmado por agências de alguns países do primeiro mundo. As informações furtadas estão sendo vendidas no mercado negro pela Internet. A recomendação é para que os usuários troquem todas as senhas que utilizam.

Duas semanas atrás, assistindo ao mesmo tipo de noticiário, vi como algumas empresas que fazem promoções e oferecem cartões de fidelidade obtêm e vendem informações para terceiros. Tudo disfarçado sob a alegação de compartilhar dados com parceiros. Isto já existe há muitos anos, e acho que quase todo mundo sabe disto. Como se não bastasse, as preferências e frequência de compras dos usuários também estão disponíveis, assim como os valores que costumam gastar e como costumam pagar.

Habitualmente vemos notícias relatando invasões a sites e empresas, expondo praticamente todas as informações guardadas em seus servidores. Embora muitas empresas se esforcem para proteger as suas informações e de seus clientes, nem sempre conseguem fazê-lo.

A verdade é que privacidade na Internet é uma mera frase escrita em sites por aí.

E ainda vejo pessoas preocupadas, perdendo seu tempo, tentando esconder coisas ou seu perfil em redes sociais. Sem comentários...

Interessante mesmo é tomar conhecimento sobre o que aqueles que obtêm suas informações fazem com elas. Às vezes elas são usadas para coisas "boas" e outras tantas vezes, para coisas não tão boas assim.

Quer guardar segredo sobre alguma coisa? Simples... É só não por na Internet.

( Texto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Nenhum comentário: