sábado, 6 de setembro de 2014

AVALIAÇÕES NA INTERNET QUE PREJUDICAM EMPRESAS

A Internet sempre ofereceu uma infinidade de recursos, tanto para aqueles que querem fazer o bem, quanto para os que querem fazer o mal.

Já faz alguns anos que estabelecimentos públicos (lojas, bares, restaurantes, hotéis, bancos, etc), podem ser avaliados por seus clientes, e estas avaliações ficam disponíveis para consulta na Internet.

Pessoalmente, uso diariamente um aplicativo no celular que me permite localizar um local via GPS e deixar registrado que estive ali, o que normalmente é chamado de "fazer check-in". Mais do que isso, o aplicativo permite que eu deixe minhas impressões, fotos e dicas sobre o lugar, produtos ou serviços.

Já se tornou hábito de muitos "internautas", pesquisar as dicas deixadas por outros usuários, antes de ir a um lugar.

Existem empresas que estão usando esta facilidade de maneira desonesta, e a partir de falsos perfis de usuários, estão prejudicando a imagem e a reputação de boas empresas. Um verdadeiro pesadelo para qualquer empresário.

Na Europa, para se defender dos ataques, as boas empresas estão contratando profissionais experientes de TI para atuar em cada queixa relatada, usando as reclamações procedentes como oportunidade de melhoria, e dependendo da gravidade do caso, até dando algum tipo de compensação ao cliente. O cliente que reclama, sempre tem uma resposta.

Aqui no Brasil, existe empresa que foi cadastrada por um cliente, que eventualmente fez uma avaliação positiva ou negativa sobre ela, e cujo proprietário do estabelecimento nem sabe que isto existe. Algumas vezes, colocam fotos mal tiradas do ambiente ou até de produtos, causando uma péssima impressão sobre o lugar.

Pior ainda são os empresários desonestos que fazem o cadastro da empresa concorrente, informam endereço ou telefone incorretos, às vezes dão o próprio telefone para que o cliente ligue para a empresa errada. Ao registrarem o tipo de segmento ao qual a empresa pertence, colocam algo completamente fora daquilo que a empresa realmente atua, e claro, colocam uma avaliação muito negativa.

A melhor dica que posso dar para os empresários é que cadastrem o mais rápido possível suas empresas nestes aplicativos, e principalmente monitorem, respondam aos comentários feitos. Se alguém já efetuou o cadastro de sua empresa, reivindique a propriedade sobre o cadastro virtual se for possível, e veja se endereço e outras formas de contatos estão corretas. Colocar boas fotografias da fachada e produtos, ajuda a preservar a imagem.

Os que mais sofrem com estes comentários são donos de bares, hotéis, restaurantes, mas já existem lojas, bancos e outros tipos de comércio sendo penalizados com isto também.

Se precisar de ajuda para cadastrar apropriadamente seu negócio e manter / monitorar sua empresa de maneira adequada na Internet, você pode contratar meus serviços, entrando em contato comigo através do e-mail wlnegrini@yahoo.com.br

Texto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho

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