quarta-feira, 3 de setembro de 2014

ESTRANHA REGULARIZAÇÃO DE SOFTWARE PIRATA


Há algumas semanas fui contatado por mais uma empresa para uma consulta na área de Tecnologia da Informação, relatando sobre um telefonema recebido por eles.

Segundo me informaram, o telefonema era em tom intimidador, de alguém que dizia trabalhar para um certo fabricante de software, que disse ter recebido uma denúncia anônima, informando que meu cliente estava usando licenças "piratas" (software pirata).

A pessoa do outro lado da linha fez ameaças de entrar juridicamente contra a empresa de meu cliente, caso ele não regularizasse suas licenças, e ainda exigiu que meu cliente apresentasse à ele (fabricante) uma planilha contendo uma lista de todos os software que usa.

O mais interessante de tudo: meu cliente, assim como muitas outras empresas de inteligência e bom senso, só faz uso de software gratuito, que permite atender perfeitamente suas necessidades.

Em outras palavras: meu cliente não faz uso de nenhum software deste fabricante que apareceu com esta suposta denúncia anônima.

Contudo, vou acrescentar mais detalhes interessantes nesta "conversa"...

Atuo há cerca de 32 anos na área de informática, e por ser conhecido de muitos profissionais de TI (dentre eles vários ex-alunos meus) e empresas, estou sempre recebendo consultas por parte deles, e não é a primeira vez que escuto esta história.

Uma infinidade de empresas está recebendo este tipo de telefonema. Pesquisei na Internet e pude confirmar isto.

Em alguns casos, quando meus clientes tinham identificador de chamadas, me passaram o número do telefone que tinha originado a ligação, e após uma pesquisa, identifiquei que o mesmo pertencia a uma empresa que ficava em um prédio de escritórios no centro de São Paulo, talvez prestando serviços ao fabricante de software, mas com certeza, não era o fabricante de software.

E mais uma vez repito: muitos destes profissionais ou empresas que me consultaram jamais usaram qualquer software deste fabricante, pois como disse, fazem uso do bom senso e inteligência, optando pelo uso de software gratuito.

Sempre é a mesma coisa: uma DENÚNCIA ANÔNIMA surge misteriosamente do nada!

Pela minha cabeça, passam estas possibilidades:

1-) O tal fabricante de software realmente recebeu uma denúncia anônima e está investigando.

2-) O fabricante de software arrumou uma nova tática "comercial", que mesmo sendo extremamente invasiva e questionável (no meu ponto de vista), faz uso do "jogar verde para colher maduro", na crença de que empresas usuárias se intimidarão com a forma ameaçadora dos telefonemas que são recebidos, fazendo regularizar seu parque de software pirata. Chego a pensar: quem será que está gerando esta quantidade enorme de denúncias anônimas, se é que elas realmente existem?

3-) Embora seja uma hipótese menos provável, outra empresa, que não o fabricante de software, e sem a autorizado mesmo, está realizando esta atividade, já que muitos afirmam estar recebendo e-mails cujo endereço eletrônico pertence ao domínio do fabricante (lembre que é possível enviar mensagens de e-mail com o nome de qualquer um – é assim que hackers enviam mensagens em nome de bancos, por exemplo).

Independente da possibilidade, a orientação que dou a todos os profissionais e empresas que entram em contato comigo são as seguintes:

1-) Faça uso do software gratuito, pois atualmente ele consegue atender com perfeição as necessidades da grande maioria das empresas e pessoas, sendo bastante confiável e seguro.

2-) É possível montar com total qualidade, toda uma estrutura de servidores, com todos os serviços (e-mail, proxy, firewall, banco de dados, etc) e ainda de estações de trabalho, USANDO APENAS SOFTWARE GRATUITO.

3-) Regularize seu software pirata, caso tenha. Pirataria de software não é legal (em todos os sentidos).

Mantenha seu parque de software regularizado, opte por usar software gratuito, e fique alerta para não "cair na conversa" dos outros.

E caso queira me contratar como consultor para orientar e até implementar soluções usando software gratuito, treinamentos em grupo ou individuais, desenvolvimento de sistemas e web sites, implantação de redes, basta entrar em contato comigo pelo e-mail wlnegrini@yahoo.com.br

( Texto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Nenhum comentário: