sábado, 10 de janeiro de 2015

UBATUBA VERÃO - TURISTAS CAUSAM AUMENTO DE POLUIÇÃO


Em reportagem que saiu hoje em um jornal regional, vi que o número de praias impróprias no Litoral Norte de São Paulo aumentou em mais de 400% (quatrocentos por cento) na última semana.

Os únicos culpados por isso são os turistas, que não querem nem saber se sua presença vai causar algum impacto ambiental no local para onde vão. Só o que que importa para eles é estar lá a qualquer custo, e é claro, a natureza (principalmente) e os moradores locais são os que arcam com as consequências.

Ao final da temporada, o rastro de poluição e estragos deixados pelos turistas é enorme.O custo financeiro disto tudo vai para os moradores locais.

Em Veneza (Itália) os navios que passam pelo canal levantam ondas que afetam a estrutura das casas, igrejas e palácios localizados na linha d'água.

Os moradores de Veneza já se deram conta dos prejuízos, e a cada navio de passageiros que chega, eles colocam cartazes na beira dos canais e do cais, com dizeres do tipo: "CAIAM FORA TURISTAS - VOCÊS NÃO SÃO BEM-VINDOS AQUI" e até coisas bem piores. Os turistas chegam de navio, "se achando" o máximo, e a população de Veneza "abaixa a bola" dos turistas, mostrando que a coisa não é bem da forma como os turistas pensam, e ainda que eles não têm o direito de provocar danos por lá.

Algo similar acontece no bairro de Trastevere em Roma (Itália), onde a população local já está farta dos problemas de todos os tipos provocados pelos turistas, e em alguns restaurantes é possível encontrar em suas portas, lousas com a frase "TURISTAS NÃO SÃO BEM-VINDOS AQUI" escritas em inglês.

Guardadas as devidas proporções e sem exageros, os moradores locais de Ubatuba e entidades ecológicas deveriam fazer algo similar, mostrando aos turistas o estrago que a presença deles provoca, que existem limites para o comportamento deles e tudo mais.

Embora a ignorância, a falta de noção e de bom senso da grande maioria dos turistas que vai para Ubatuba os impeça de perceber o impacto que eles causam na cidade, é importante mostrar isto para eles. Não só por causa de Ubatuba, mas principalmente para que eles saibam que por onde quer que eles passem, eles provocam algum tipo de prejuízo ao ambiente, e precisam aprender a diminuir este impacto, sem deixar de aproveitar o passeio.

Dentro de alguns dias teremos outro texto aqui, mostrando mais problemas causados pelo turismo descontrolado e irresponsável que acontece esta época do ano em Ubatuba e outras cidades do Litoral Norte Paulista.

Nenhum comentário: