quarta-feira, 17 de junho de 2015

EXCESSO DE TURISTAS ESTRAGA CAMPOS DO JORDÃO

Campos do Jordão (SP), na Serra da Mantiqueira, sempre foi conhecido como um destino agradável para o período de inverno, especialmente nas férias do mês de julho.


Vale ressaltar que um dos principais atrativos da cidade é o famoso Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Infelizmente, nos últimos anos, a qualidade do "ambiente" de Campos de Jordão piorou bastante, graças ao excesso de turistas.

Praticamente os mesmos turistas que no verão vão para o litoral de São Paulo, acabando com tudo por lá, estão indo para Campos do Jordão no inverno, fazendo a mesma coisa.

São turistas que não trazem nenhum benefício para a cidade, pois já levam de casa tudo que irão consumir. A única coisa que deixam em Campos do Jordão é seu lixo material e comportamental.

Conheço várias pessoas que tinham o hábito de ir para Campos do Jordão no inverno, mas que já deixaram de ir, por causa deste turismo predatório, que os impede de aproveitar plenamente o que a cidade oferece.

Em outras palavras, Campos do Jordão está perdendo turistas que trazem receita financeira para a cidade.

Entendo que todos têm o direito natural de ir e vir, e isso não se discute.

Apenas acho lamentável que uma cidade que no passado era tão agradável, esteja pouco a pouco perdendo seu "encanto".

Um comentário:

Douglas Sulzbach disse...

Claro, uma cidade que procura copiar de outras cidades serranas (como Gramado e Canela) os principais atrativos turísticos, não tem autenticidade nenhuma e ainda por cima se promove com ostentação, tem mais é que se ferrar!