segunda-feira, 6 de julho de 2015

UTILIDADE PÚBLICA - BLOQUEIO DE LIGAÇÕES DE TELEMARKETING

Quero dar uma dica interessante para aqueles que estão fartos de receber ligações de telemarketing, que como sempre são abusivas.

No intuito de conter o abuso das empresas que fazem telemarketing, o PROCON de São Paulo coloca à disposição da população um site na Internet onde você pode cadastrar os seus telefones, tanto fixo como celular.

Vale lembrar que este cadastro é válido para todo o Brasil, e não só o estado de São Paulo.

O cadastro é simples e rápido.

Para localizar a página do PROCON você pode pesquisar no Google pela frase PROCON BLOQUEIO DE TELEMARKETING, ou então acessar diretamente o link para você se cadastrar http://www.procon.sp.gov.br/BloqueioTelef/

Você vai ver uma tela parecida como a imagem abaixo (clique na imagem para aumentar seu tamanho).



Clique no botão BLOQUEAR OU DESBLOQUEAR NÚMERO. Em seguida vai aparecer outra tela, onde você deve clicar na imagem com o título QUERO CADASTRAR MEU TELEFONE NO SISTEMA DE BLOQUEIO (clique na imagem para aumentar seu tamanho).



Por fim vai aparecer uma tela como a imagem abaixo (clique na imagem para aumentar seu tamanho), onde você faz o seu cadastro e dos números de telefones que lhe pertencem, clicando ao final no botão ENVIAR.



Ao se inscrever, você recebe um e-mail do PROCON, pedindo para confirmar o cadastro e pronto.

As empresas de telemarketing recebem estas listas atualizadas uma vez por mês, indicando que não devem fazer ligações para os telefones que constam nelas.

Se depois disto você receber alguma ligação de telemarketing, você pode entrar no site do Procon com sua conta e senha, e registrar sua reclamação contra a empresa que insiste em desobedecer a determinação do PROCON. Lembre de anotar o nome da empresa que te ligou, o nome do atendente que falou com você, a data, a hora, e se tiver identificar de chamadas, o número do telefone que ligou para você. A empresa pode levar uma multa pela desobediência, e realmente merece isto.

Algumas empresas tentam driblar o PROCON, e ligam para os consumidores usando o falso pretexto de fazer uma pesquisa, para no meio da ligação tentar vender um produto ou serviço. Fique esperto para nunca cair neste truque e nem participar destas falsas pesquisas.

Lembre-se que as empresas abusam dos consumidores porque eles não fazem nada, não reclamam.

Faça valer os seus direitos e deixe o comodismo de lado. RECLAME!

Nenhum comentário: