sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

A COMIDA ORIENTAL E UM VERME CHAMADO ANISAKI

Existe muita gente que gosta de comida oriental, especialmente aqueles pratos feitos com peixes ou frutos do mar crus ou mal cozidos.

O que as pessoas não sabem é que existe um parasita chamado ANISAKI que afeta este tipo de carne, e que pode se transferir para o homem.

As últimas pesquisas às quais tive acesso indicavam que o país que é mais afetado por este parasita é o Japão, por conta do grande consumo de carne de peixe crua, principalmente através de sushi e sashimi.

O Anisaki é um parasita que normalmente se encontra no estômago de mamíferos marinhos, e seus ovos são expelidos através de excrementos.

Os ovos eclodem e os parasitas se desenvolvem no meio aquático. Quando são comidos por crustáceos, estes últimos acabam contaminados. Peixes maiores comem estes crustáceos, e por sua vez são contaminados também.

Para minimizar o problema para os humanos, os peixes devem ser eviscerados o mais rápido possível, assim que forem pescados, impedindo que os vermes se transfiram para a carne. Isto praticamente não acontece.

Para eliminar o Anisaki, deve-se congelar a carne por pelo menos 48 horas a uma temperatura de pelo menos 18 graus Celsius negativos ou então cozinhá-la bem.

Em vários países da Europa existem normas que exigem dos restaurantes que preparam comida com peixe e frutos do mar crus, que este tipo de carne seja cozida ou congelada, conforme indicado acima.

Quero deixar claro que considero a comida oriental muito boa e nutritiva. Me refiro exclusivamente aos pratos que utilizam peixe ou frutos do mar crus.

Antes de sair comendo peixe cru, pense duas vezes, ou peça mais informações sobre o que vai comer. Um sushi ou um sashimi pode acabar saindo mais caro do que você pensa.

( Texto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Um comentário:

Dalilo disse...

Valeu pela dica Meu amigo ,grande abraço .