sexta-feira, 4 de março de 2016

EMPRESAS ATACAM REPUTAÇÃO DE CONCORRENTES NA INTERNET

Já faz algum tempo que vi uma reportagem no jornal das 20 horas de uma rede de televisão francesa, que falava sobre empresas que tinham sua reputação atacada por seus concorrentes, através da Internet.

Com o poder das redes sociais, empresas passaram a criar perfis no Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest,Tumblr e principalmente no Foursquare, que é uma rede social que permite cadastrar lugares e dar sua opinião sobre eles.

Contudo, como aquilo que é criado para o bem, pode ser usado na maioria das vezes para fazer o mal, empresas sem escrúpulos e sem ética, estão usando este poderoso recurso para estragar a imagem ou reputação de seus concorrentes.

A coisa funciona assim:

1-) A empresa sem ética cria um perfil falso na Internet, e às vezes até mais de um, usando um nome que não existe, e a foto de alguém.

2-) Em seguida, com aquele perfil falso, realiza "check-in" nas páginas das redes sociais dos lugares onde deseja atacar a reputação e faz comentários de todos os tipos, visando causar o maior prejuízo possível.

3-) Outras pessoas que visitam a página da empresa, se deparam com aqueles comentários, que no mínimo, causam dúvida na qualidade daquilo que se vende por lá.

Outras vezes, ocorre algo ainda pior:

1-) A empresa sem ética cria nas redes sociais um perfil falso usando o nome e fotos da empresa que quer atacar.

2-) Coloca informações erradas sobre endereço, e-mail e telefone de contato, fazendo com que o cliente ligue ou compareça em empresas concorrentes.

3-) Em outras circunstâncias, informa detalhes técnicos de produtos ou serviços de maneira completamente errada, dando a impressão de que falta competência ou conhecimento por parte da empresa.

4-) O visitante da página acaba entrando em contato com outra empresa, ou é induzido a acreditar que a empresa que está vendo naquele momento, não tem nível técnico adequado para vender o produto ou prestar o serviço.

Para minimizar a chance disto ocorrer, é necessária a ajuda de um profissional para:

1-) Monitorar frequentemente e identificar se algo está sendo veiculado na Internet sobre sua empresa que possa ser desfavorável.

2-) Tratar as incidências de coisas desfavoráveis, no intuito de removê-las, ou se não for possível, "corrigir" a percepção do cliente.

3-) Criar na Internet e redes sociais uma presença efetiva da empresa, refletindo a qualidade que se deseja mostrar ao cliente.

4-) Orientar a empresa no uso de recursos de Internet, para que eles sejam usados de maneira efetiva e criem a possibilidade de conseguir mais clientes.

5-) Ajudar a empresa a publicar fotos, filmes e textos de qualidade na Internet, com o intuito de melhorar a reputação da empresa.

Vale lembrar que isto serve não só para empresas, como também para condomínios, repartições públicas, eventos, lugares públicos, etc.

Caso precise de serviços e orientação sobre este tema, entre em contato pelo e-mail: sextosentidonet@gmail.com e receba um orçamento sem compromisso.

Apenas para demonstrar, abri minha conta do Foursquare e peguei como exemplo um restaurante aqui da cidade onde moro. Todas as informações que pudessem identificar a empresa ou qualquer pessoa que tenha feito os comentários, foram removidas das imagens.

Veja a página do restaurante no Foursquare (clique na imagem para ampliá-la):



Veja os comentários de alguns clientes (clique na imagem para ampliá-la):



Você comeria em um restaurante com estas avaliações?

Você sabe o que está sendo dito sobre sua empresa na Internet?

Pense nisto!

( Texto e imagens: Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

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