domingo, 25 de setembro de 2016

POR QUÊ OS VELHOS SÃO ASSIM?


Me lembro de muitas coisas de quando eu era criança, com 6 ou 7 anos de idade.

Uma das coisas que me lembro claramente é de uma indagação que sempre surgia em minha mente quando olhava para pessoas idosas: por quê os velhos são assim?

Na época eu não ouvia a palavra idoso com frequência, e se ouvisse, não saberia o significado. Os chamava de velhos mesmo.

Eu olhava para eles e ficava intrigado com a tristeza, o desânimo, a falta de esperança de seus olhares. Qual era o motivo daquilo?

Me recordo que meu avô por parte de mãe, Luiz Silva Negrini, que era membro ativo nas Casas Pias de Taubaté (uma entidade assistencial para idosos), me levava lá de vez em quando, e eu ficava impressionado com os semblantes que via, embora não comentasse isso com ninguém.

Na minha concepção infantil, jamais conseguiria imaginar, que por trás daqueles olhares poderia encontrar sofrimentos acumulados de um vida inteira: desencontros amorosos, perda de entes queridos, abandono por parte dos familiares, dificuldades financeiras, doenças crônicas ou incuráveis, nenhuma perspectiva de futuro, a revolta por ver que seus sonhos nunca se realizaram e nunca se realizariam.

Naquela idade eu nem sabia que estas coisas existiam.

Não queria estar com eles, apenas porque os sentimentos que eles transmitiam para mim através de suas feições, embora não os identificasse claramente naquela época, eram simplesmente os piores que uma criança poderia perceber.

Hoje sei que por trás de muitas destas pessoas, existe um herói cansado, que batalhou a vida inteira e viveu dificuldades de todos os tipos.

Quando os encontro pelas ruas, imagino que boas experiências estas pessoas teriam para compartilhar comigo. Sim, são pessoas experientes, com muito a ensinar. As conversas que tenho com meus amigos mais velhos, são de longa duração, e me agradam enormemente.

Pena que muita gente não "veja" desta forma. Aliás não os vêem mesmo, pois são "invisíveis" para boa parte da sociedade. Você já notou como as pessoas mal olham para pessoas idosas?

Dentro das próprias famílias é possível notar este tipo de tratamento. As pessoas visitam seus avós e bisavós "uma vez na vida e outra na morte". E literalmente na morte, pois são pegas de surpresa por ocasião do falecimento dos mesmos.

E você? Como trata os idosos, especialmente os de sua família? Conseguiu aprender alguma coisa com eles, ou acha que eles são "ultrapassados" e nada têm a ensinar?

Texto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho

Imagem atribução CC0 (domínio público) obtida no site Pixabay


Nenhum comentário: