domingo, 12 de abril de 2020

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM TEMPOS DE CRISE


Começo este artigo com uma lembrança muito importante em minha vida. O dia era 22 de abril de 2002. Eu estava conversando com meu amigo Ricardo, que na época era proprietário de uma empresa de informática, e ele me apresentou ao livro do autor Robert Kiyosaki chamado PAI RICO, PAI POBRE.

Na época, eu tinha o hábito de gastar praticamente todo meu salário com todo tipo de bobagens, reservando muito pouco, ou quase nada, para investimentos financeiros.

No mesmo dia em que ele me apresentou ao livro, fui ao shopping e comprei-o. Foi lido em dois dias. Foi um verdadeiro "divisor de águas" na minha vida financeira. Aprendi o verdadeiro significado do que era dinheiro e como ele deveria ser corretamente usado.

Dez anos depois, meu patrimônio havia aumentado em 400% (quatrocentos por cento). Tem gente que diz que eu estou mentindo quando falo isto, mas quem me conhece bem, sabe que mentir jamais foi uma de minhas práticas.

A disciplina e relativa tranquilidade financeira que os conhecimentos sobre educação financeira me trouxeram, ajudam-me até agora.

Neste momento de séria crise causada pela pandemia do Coronavírus, muita gente está sem condições de ganhar dinheiro, está perdendo seus empregos. Se tivessem uma reserva financeira mínima, não estariam passando dificuldades.

É verdade que a maioria da população brasileira não tem renda para sequer suprir suas necessidades básicas, quanto mais fazer uma poupança.

Mas alguns que estão passando por "apertos" neste momento, poderiam estar em melhor situação se tivessem sido mais prudentes no passado com o uso do dinheiro.

Alguns povos talvez mudem sua conduta depois que a crise da pandemia causada pelo Coronavírus passar, mas o povo brasileiro, eu sinceramente tenho minhas dúvidas.

Comecei a escrever várias dicas sobre educação financeira em 2002, que eram publicadas no antigo provedor gratuito de sites, o GEOCITIES. Eram várias páginas, cada uma com um artigo, um tema diferente, dentro do mesmo contexto de educação financeira. Infelizmente quando o provedor encerrou suas atividades, todo o material foi perdido.

Há alguns anos comecei um blog somente sobre dicas de educação financeira, mas não dei continuidade. Ele ainda existe, mas está "parado".

Vejo muita gente deixando de ganhar dinheiro porque não faz a menor ideia de como fazê-lo, e o pior, não se preocupa com isso.

Vou aproveitar esta oportunidade para deixar dicas bem simples, sem dar muitos detalhes, mas que se forem seguidas à risca quando a atividade econômica das pessoas voltar ao normal, poderá mudar a vida de muita gente.

1-) Use o "cheque especial", limite do cartão de crédito, crédito em consignação ou faça empréstimo ou crediário SOMENTE se você precisar de verdade. Caso contrário, FUJA destas opções, pois são exatamente elas que mais lesam financeiramente uma pessoa.

2-) Restrinja suas compras apenas ao que é realmente NECESSÁRIO. Se não está realmente precisando de um eletrodoméstico novo, não compre. O mesmo vale para roupas, sapatos, celulares, etc.

3-) Mensalmente, caso sobre algum dinheiro para você, reserve uma quantia QUE NÃO LHE FARÁ FALTA, e invista. Assuma um compromisso com você mesmo em não mexer neste investimento de forma nenhuma, por isso mencionei a expressão "que não lhe fará falta" na frase anterior. Mesmo que seja uma quantia ínfima, invista e não mexa neste dinheiro. Comece com uma Caderneta de Poupança, que aceita o depósito inicial de valores irrisórios, e à medida em que o saldo for aumentando, passe para outros investimentos financeiros. É preciso ter disciplina e realizar um depósito, dentro das condições mencionadas aqui, todos os meses.

4-) Jamais deixe dinheiro parado na conta corrente. Invista. Existem opções de investimento automático, com rendimento diário, que podem ser retirados a qualquer instante, sem prejuízo para você. Embora eu não confie e não goste de gerentes de bancos, converse com o seu gerente que ele pode lhe orientar sobre isso. Deixar dinheiro parado em conta corrente é prejuízo certo.

5-) Faça todos os meses uma planilha relacionando tudo o que você ganha e o que gasta. Ela poderá lhe ajudar a identificar algumas coisas desnecessárias que podem ser cortadas, fazendo com que sobre algum dinheiro ou mais dinheiro para até quem sabe investir.

6-) Observe o quanto você gasta com pequenas coisa, ou coisas que custam pouco. Talvez você identifique que um monte de coisas baratas pode acabar saindo caro.

7-) Jamais deixe de pagar alguma coisa para investir. O juros cobrados pelo atraso no pagamento é muito maior do que o juros que você vai receber pelo seu investimento. Você vai ter prejuízo.

Não sou profissional da área financeira, mas posso compartilhar o que conheço, que já me ajudou e ainda me ajuda, com você, leitor. Se quiser, entre em contato comigo, que marcamos um "bate-papo" pelo Skype para "trocarmos uma ideia". Eu não cobro nada por isso. Para mim é apenas uma boa oportunidade de conhecer mais uma pessoa, e quem sabe até ajudá-la.

Espero que estas dicas muito simples possam ajudar você de alguma forma.

Você pode comprar o livro PAI RICO, PAI POBRE no link abaixo:


Nenhum comentário: