sábado, 29 de fevereiro de 2020

EDUCADOR : A IMPORTÂNCIA DO ABRAÇO


Durante este texto uso a palavra CRECHE, mas entenda-se qualquer entidade de ensino infantil.

Que fique claro também que não estou me referindo a nenhuma entidade ou pessoa em específico.

Quero apenas deixar minha opinião sobre um tema que está relacionado com educação infantil.

Quando refiro-me à palavra AGENTE EDUCADOR ou PROFISSIONAL DE CRECHE entenda qualquer profissional que atue em educação infantil: professor efetivo, agente educador, estagiário, professor contratado, etc.

O atendimento prestado a crianças por professores e educadores começou a chamar minha atenção muito tempo antes de eu me tornar um agente educador. Frequentemente sou convidado para festas  escolares diversas de algumas crianças que me são muito queridas, que sempre estudaram em escolas particulares. Como uma pessoa extremamente observadora que sou, comecei a notar a postura profissional dos professores e educadores que cuidavam delas durante as festas, e confesso que ficaria bastante preocupado se meus filhos estivessem sobre os cuidados daquelas pessoas. Talvez num "prenúncio" do que eu viria a me tornar profissionalmente em um futuro próximo, por mais de uma vez tive que cuidar da segurança e integridade física de crianças que eu não deveria estar cuidando, pois não tinha qualquer contato com a maioria delas, até aquele presente momento. Havia gente sendo paga para isto, que não estava cumprindo com sua obrigação. Esta situação gerou em mim a vontade de começar a escrever sobre coisas que ocorrem dentro deste contexto, e é por isso que há mais de um ano comecei a publicar textos sobre este tema, depois que me tornei agente educador.

Quando tive meu primeiro contato com a neurociência e programação neurolinguística, durante um curso que realizei em janeiro de 2008, uma das primeiras coisas que aprendi foi a maneira correta de se abraçar alguém, o chamado "abraço coração a coração".

Literalmente tivemos duas pessoas nos ensinando a abraçar.

Não só durante este curso, mas também durante todos os outros cursos que fiz a seguir sobre o mesmo tema, o grupo todo se abraçava constantemente. Isto nos fazia muito bem.

Fui procurar saber mais sobre o motivo dos instrutores incentivarem frequentemente a troca de abraços.

Nosso corpo produz naturalmente alguns hormônios, e um deles é conhecido como OXITOCINA ou OCITOCINA. Seu corpo produz naturalmente a OXITOCINA se você for abraçado por uma pessoa por pelo menos 15 segundos.

Vou tentar simplificar ao máximo a explicação. Conhecido também como o hormônio do amor, uma das suas funções é estreitar o vínculo afetivo entre mãe e filho. Ele também está ligado à sensação de bem estar físico e de segurança, além de outras mais pertinentes à vida e comportamento adulto.

Abraçar uma criança, principalmente as mais inseguras, traz um enorme benefício a ela. Além dos benefícios citados acima, o estreitamento dos laços de confiança entre o educador e a mesma torna-se muito grande.

Quando fui trabalhar em creche, já tinha este e outros conhecimentos importantes, e usei-os plenamente para ajudar as crianças.

Eu acho muito legal, por exemplo, quando as crianças estão brincando no parque e de repente uma delas interrompe o que está fazendo e vem até mim para dar-me um abraço, na verdade para receber um abraço.

Esporadicamente, algumas crianças de outras salas, que não têm qualquer tipo de relacionamento comigo, ao verem os coleguinhas se abraçando comigo, vêm também receber um abraço, que nunca é negado por mim. Acabam criando vínculos comigo, por vezes demonstrando uma ligeira preferência por mim do que pelo educador que fica em tempo integral com elas.

O vínculo que as crianças têm comigo fica ainda mais forte pelo fato de eu conversar olhando nos olhos, usando da mesma linguagem que elas e sempre dizendo a verdade, por mais difícil que seja.

É claro que sempre devemos evitar os abusos ou excesso de mimo, que neste caso já têm outro significado e que ao invés de ajudar, atrapalham a criança.

Uma coisa legal que aprendi em neurociência é que uma criança dificilmente fará o que você disser para ela fazer. Ela vai fazer o que você fizer. Vai imitar sua atitude.

Uma mãe que fala para uma criança não mentir, mas a criança vive vendo a mãe mentir para os outros, irá repetir o comportamento da mãe: irá mentir.

Assim como em grandes corporações, você, como educador, deve liderar pelo exemplo.

Voltando ao assunto do abraço, já vi educadores que são frios como gelo. Não só para eles, mas para todos os educadores, dar um abraço respeitoso não mata ninguém, não custa, e o mais interessante, os dois são beneficiados pelos efeitos do abraço.

Adicionalmente, você nunca sabe que tipo de carinho e atenção a criança recebe em casa, em alguns casos, pelo contexto todo em que vejo a criança inserida, imagino até se recebe algum.

Quero deixar um recado para os pais ou responsáveis...

Nas minhas práticas de neurociência e programação neurolinguística, participei de uma dinâmica de grupo em que através do uso de técnicas de PNL, vivenciei a situação fictícia de que teria apenas 10 minutos de vida, e neste tempo, teria que escrever uma carta aos meus entes queridos. A cada minuto que passava o instrutor nos lembrava do tempo restante e de outras coisas significativas. Foi durante esta dinâmica que percebi a importância das pessoas na minha vida e o quanto eu estava negligenciando meu relacionamento com elas, pois achava que a vida era eterna, que elas e eu estaríamos ali o tempo todo, e que um abraço ou uma simples manifestação de carinho poderia ser deixada para depois. Nunca mais perdi uma oportunidade de abraçar alguém que valorizo, parentes ou amigos.

Por que contei esta história? Para incentivar pais a abraçarem mais os seus filhos. Vocês nunca vão saber quando será a última vez que os verão. Um abraço não custa nada.

Vamos dar o melhor para nossas crianças!



domingo, 9 de fevereiro de 2020

RECEITA DE CAMARÃO AO CURRY E LEITE DE CÔCO (Culinária Indiana)


Ingredientes:
  • 400 gramas de camarão fresco, sem casca e limpo
  • 1 colher de sopa de óleo de côco
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de gengibre picado
  • 1 colher de sobremesa de Curry em pó
  • 1 colher de sobremesa de Açafrão (Cúrcuma) em pó
  • 2 xícaras de molho de tomate com pedaços de tomate
  • 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes, cortada em pedaços
  • 300 ml de leite de côco
  • 1/2 xícara de coentro picado

Preparo:

Em fogo alto, aquecer o óleo de côco em uma frigideira grande e de borda alta. Juntar a cebola e fritar por cerca de 40 segundos.

Juntar o gengibre e o alho, cozinhando por cerca de 20 segundos. Juntar o Curry, o Açafrão e misturar bem.

Adicione o molho de tomate e em seguida o leite de côco.

Assim que começar ferver, acerte o sal e a pimenta, junte os camarões e a pimenta dedo-de-moça.

Mexa bem e deixe cozinhar por 5 minutos, com a frigideira tapada, mexendo de vez em quando.

Desligue o fogo e misture o coentro picado.

Sirva com arroz branco.

Tempo de preparo: 20 minutos

Serve 2 pessoas

Foto: Wilson Luiz Negrini de Carvalho

Para você que aprecia receitas de peixes e frutos dos mar, gostaria recomendar um livro:

sábado, 1 de fevereiro de 2020

FRASES MOTIVACIONAIS (FEVEREIRO/2020)



Frases deste mês:
  • Não importa a quantidade de adversidades que terá pela frente, pois elas não mudarão seu rumo se você tiver a determinação certa.
  • A curiosidade em saber o que o futuro nos reserva é a maior motivação para sempre seguirmos em frente.
  • Aquele que tentou e não conseguiu, é superior àquele que não tentou.
  • Nunca é tarde para tentar o desconhecido. Nunca é tarde para ir mais além.

Você pode assistir ao vídeo das frases motivacionais deste mês clicando neste link https://youtu.be/R6Bf6b5TH1E

Quero deixar a dica de um excelente livro de motivação:

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

LIVRO : SCRUM A ARTE DE FAZER O DOBRO DO TRABALHO NA METADE DO TEMPO



Título: Scrum - A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo.

Autor: Jeff Sutherland e J.J.Sutherland

Editora: Sextante

ISBN: 9788543107165

Minha opinião sobre o livro: É uma metodologia que uso em meu trabalho há vários anos. O livro fala sobre esta metodologia de gerenciamento de projetos que serve para qualquer coisa, inclusive sua vida pessoal. Inicialmente foi concebida para desenvolvimento de software, mas ao ser aplicada em outros segmentos completamente diferentes, funcionou perfeitamente. O título do livro parece propaganda enganosa, mas verdade seja dita: com o foco sugerido no livro, a produtividade aumenta bastante. Vale a pena ler o livro e principalmente, adotar a metodologia em sua vida particular e no trabalho. Você vai perceber a diferença nos resultados já na primeira semana. Recomendo este livro.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

BOLHAS DIGITAIS


As redes sociais já são conhecidas há anos como responsáveis por afastar as pessoas do convívio social, favorecendo o isolamento do indivíduo.

Há algum tempo estava lendo um livro do psiquiatra Augusto Cury, e naquele capítulo ele estava fazendo uma comparação entre aquilo que era comum e o que era normal. Duas coisas diferentes.

Ele citava um exemplo simples, do pai que chega em casa e fala com a mulher e os filhos, que estão ocupados, cada um com seu celular, nem levantam os olhos e respondem um "oi" de forma automática.

Como ele diz, nos dias de hoje isto é comum, mas não é normal.

Coisa muito frequente hoje em dia é, dentro das redes socias, participar de grupos sobre assuntos específicos. Teoricamente só tem pessoas que gostam daquilo.

Isto é um exemplo de uma bolha digital, pois ela isola ainda mais o indivíduo.

Todo ser humano tem a tendência de buscar informações que se alinham com suas ideias preconcebidas. Há alguns anos, um estudo feito pelo Massachusetts Institute of Technology mostrou que as redes sociais reforçam esta tendência.

O pior é que uma das coisas que a bolha digital faz com o indivíduo é iludi-lo, fazendo com que ele pense que todas as pessoas acham a mesma coisa, ou pensam a mesma coisa que ele. Esta ilusão favorece a tomada de decisões bem equivocadas.

O indivíduo passa a receber informações "filtradas" por aquela bolha, e sua mente fica contaminada por isto.

Curiosamente, além do isolamento, o "partidarismo" criado pelas bolhas digitais está gerando cada vez mais a intolerância. O que mais se perde é a diversidade, pois todos são da mesma opinião, como os Minions.

Você já notou que se você fizer no Google uma pesquisa de um determinado produto, por exemplo, um sapato, e depois for visitar outros sites, nos espaços reservados a propaganda começam aparecer anúncios comercias com ofertas de sapatos?

Este é outro aspecto da bolha digital. Não querem saber se você está interessado naquilo ou não. Simplesmente você é tomado por uma enxurrada de propagandas de sapatos e a maioria das pessoas não consegue se livrar daquilo. Já pensou que tipo de propaganda começará a aparecer se você pesquisa algo, digamos, inadequado?

Outro dia fui em uma empresa fazer um trabalho de correção de páginas de um web site, e durante o atendimento precisei tirar uma dúvida sobre um assunto. Pedi a um funcionário que me emprestasse seu computador para consultar o tema na Internet e abri direto o YouTube. Para minha surpresa, as sugestões de vídeos que apareciam lá eram 100% de pornografia e nada mais. Realmente este funcionário é uma pessoa bastante "ocupada". Seu YouTube mostra claramente a bolha digital onde ele orbita.

A única maneira de tentar escapar um pouco da bolha digital é ser o mais "mente aberta" possível, tomando sempre o cuidado de perceber e evitar os filtros impostos pelas bolhas digitais.

Evite bloquear em suas redes sociais pessoas que têm opiniões diferentes das suas.

Repasse somente notícias de fontes realmente fidedignas e imparciais.

Use um navegador que bloqueie propagandas.

Cada pessoa pode usar a estratégia que preferir, e o importante é não ser afetado pela influência dos outros.

Caso queira aprender um pouco mais sobre as bolhas digitais e como isto lhe afeta, deixo a indicação de um livro interessante: O FILTRO INVISÍVEL - O QUE A INTERNET ESTÁ ESCONDENDO DE VOCÊ :


quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

FRASES MOTIVACIONAIS (JANEIRO/2020)


Frases deste mês:
  • A melhor forma de consertar o mundo é consertar a si mesmo.
  • Fique tranquilo! Amanhã você vai achar um jeito de sorrir daquilo que hoje lhe fez chorar.
  • Não interessa se é impossível; se for meu sonho eu vou lutar até alcançar!
  • A vida não é uma viagem em si. Não é uma meta. É um processo. A gente chega lá passo a passo. E se cada passo for maravilhoso, e se cada passo for mágico, é assim que será a vida.
Você pode assistir ao vídeo das frases motivacionais deste mês clicando neste link https://youtu.be/1O_KP3js6Ao

Quero deixar a dica de um excelente livro de motivação:

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

MEU ANO DE 2019


Meu ano de 2019 foi um ano de muitas lutas, várias vitórias e poucas derrotas.

Comecei o ano atuando durante o mês de janeiro em uma creche polo, onde não tive muitas surpresas. Fiz algumas boas amizades.

No início de fevereiro fui trabalhar em minha creche definitiva. Tive a felicidade de atuar com uma boa professora. Em contrapartida, fui vítima de fofocas e mentiras por parte de algumas pessoas medíocres e sem escrúpulos. No final, estas pessoas é que acabaram se dando mal.

Tentei fazer o melhor pelas crianças com as quais trabalhei.

Fico frustrado em perceber que por mais que eu faça, dificilmente conseguirei tornar a vida de muitas crianças melhor, pois o comprometimento da qualidade da vida delas começa dentro dos próprios lares e dos entornos.

Quanta infelicidade e tristeza tenho visto no semblante de crianças tão pequenas, que nem entendem claramente aquelas coisas ruins que estão acontecendo com elas, tampouco os motivos.

Eu me pergunto: que tipo de ser humano está sendo criado ali? Qual será o futuro desta criança? Posso fazer alguma coisa para ajudar? Quem dera pudesse fazer algo de efetivo.

Por um instante, "olho para trás" e relembro o trabalho que fiz com as crianças durante este ano que passou e percebo como fiquei feliz em realizá-lo, como fiquei feliz em estar com as crianças e de fazer parte deste período da vida delas. Embora tenha sido duro, meu desejo sincero, se fosse possível, seria voltar no tempo e começar o ano novamente com elas.

Esta experiência que estou tendo com as crianças, especialmente as mais pobres, marcou minha vida de uma forma bastante significativa, mudou minha perspectiva sobre alguns pontos de vista e tornou ainda mais forte algumas percepções negativas que eu já tinha sobre outros aspectos.

Uma de minhas metas para 2020 é me aperfeiçoar no trato com as crianças enquanto atuar como Agente Educador e jamais repetir os erros cometidos neste ano.

No final do ano recebi a avaliação referente ao desempenho no meu estágio probatório do meu primeiro ano de atuação como Agente Educador e tive a felicidade de receber a nota máxima.

Minha vida pessoal no aspecto de lazer ficou bastante estagnada. Não aproveitei o que poderia ter aproveitado, por conta de gripes e resfriados contínuos, que pegava das crianças com as quais trabalhava, durante todo o ano.

No segundo semestre fiquei bastante ocupado com estudos para prestar dois concursos públicos. O resultado preliminar dos mesmos sairá apenas em Janeiro de 2020, mas já tenho mais ou menos uma ideia de como fui, baseado no gabarito das provas que já foram divulgados.

Sou grato por tudo que tenho e tudo que ocorreu de bom em minha vida neste ano de 2019.

Por fim, aprendi uma coisa muito importante neste ano que passou: como ajustar meus "termostatos internos" para alcançar com mais facilidade os objetivos que desejo e que dependam de meu esforço.

Para o ano de 2020 espero muitas coisas boas e mais sucessos do que em 2019. Estou ajustando meus "termostatos internos" para isso. Quero melhorar muito enquanto atuar como Agente Educador e arrumar uma maneira de fazer mais pelas crianças com as quais trabalho.

Fiquei pensando em qual foto colocar neste texto. Como este ano eu vivi e respirei o meu trabalho com as crianças da creche, coloquei uma foto minha tirada no último dia de trabalho do ano, quando eu estava fechando a sala de aula. Queria colocar uma foto minha junto com todas as vinte crianças crianças com as quais trabalhei, mas infelizmente é proibido.

Estou de férias até o dia 02/02/2020, portanto, irei aproveitar ao máximo para equilibrar minha vida e saúde.

Um feliz Ano Novo para todos nós.

domingo, 29 de dezembro de 2019

LIVRO : 12 REGRAS PARA A VIDA


Título: 12 Regras Para a Vida - Um antídoto para o caos

Autor: Jordan B. Peterson

Editora: Alta Books

ISBN: 9788550802756

Minha opinião sobre o livro: É um bom livro, que realmente dá dicas interessantes sobre novos comportamentos que, se adotados, podem melhorar nossas vidas. Para chegar ao ponto de esclarecimento de cada capítulo, o autor conta diversas histórias, e para compreender o que ele quer dizer, você precisar prestar bastante atenção ao que está lendo. Recomendo.