sexta-feira, 15 de maio de 2020

LIVRO: POR QUE NÃO VIVER MELHOR?


Título: Por que não viver melhor? - 120 leituras diárias

Autor: John Powell, SJ

Editora: Edições Loyola

ISBN: 85-12-02444-6

Minha opinião sobre o livro: É um livro pequeno, gostoso de ler, que dá dicas diárias para se viver melhor. Em cada página um texto, uma reflexão por dia. O livro é dividido em 5 seções, cada uma com uma coletânea de textos relativos àquele tema. Apenas para dar um "gostinho" a você, a primeira seção chama-se "Reflexões para viver em plenitude". Recomendo.

quarta-feira, 13 de maio de 2020

RECEITA DE LOMBO AGRIDOCE (Culinária Chinesa)


Ingredientes:
  • 500 gramas de lombo de porco
  • 2 colheres de sopa de molho de soja (Shoyu)
  • 2 colheres de café de sal
  • 2 colheres de café de bicarbonato de sódio
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de alho picado
  • 2 xícaras de pimentão verde, amarelo e vermelho picados
  • 1 xícara de abacaxi picado
  • 1 colher de sopa de óleo

Ingredientes para o molho:
  • 1/2 xícara de ketchup
  • 1/2 xícara de água
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de vinagre
  • 1 colher de sopa de amido de milho (Maizena)
  • 1/2 colher de café de sal

Preparo:

Cortar a peça de lombo em cubos de 2,5cm X 2,5cm e colocar para marinar com o Shoyu, sal e o bicarbonato de sódio por pelo menos uma hora. O ideal é deixar marinando de um dia para o outro.

Bater os ovos, passar o lombo no ovo e na farinha por duas vezes.

Frite imediatamente em óleo quente por cerca de 2 a 3 minutos apenas, mexendo de vez em quando para garantir que um pedaço não grude no outro.

Deixe descansar por 5 minutos e volte a fritar por cerca de 30 segundos. Retire e coloque em um prato coberto com papel toalha para absorver o excesso de gordura.

Em uma panela pequena, coloque o ketchup, o vinagre, o açúcar, a água, o sal e a maizena. Cozinhe em fogo médio mexendo sempre. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até engrossar.

Usando uma panela do tipo "wok", coloque o óleo e junte o alho, fritando-o por cerca de 20 segundos.

Adicione o pimentão e o abacaxi, fritando por cerca de 3 minutos.

Adicione o lombo, fritando por mais um minuto, misturando sempre.

Junte o molho, desligue o fogo e misture bem.

Sirva com arroz branco.

Tempo de preparo: 25 minutos

Serve 2 a 3 pessoas

Foto: Wilson Luiz Negrini de Carvalho


terça-feira, 5 de maio de 2020

O COMODISMO E A SURPRESA DO CORONAVÍRUS


Hoje vou comentar sobre como a pandemia do Coronavírus pegou de surpresa pessoas do mundo inteiro, principalmente os brasileiros.

A tendência natural da maioria das pessoas é se acostumar com as situações que lhe são cômodas e ali permanecer.

Encontrei há vários anos na neurociência uma das prováveis explicações para isso: o nosso cérebro dá preferência às coisas que causam menor ou quase nenhum esforço, ou ainda às coisas que já foram assimiladas pelo inconsciente e se tornaram automáticas para nós.

E para ser honesto, em muitos aspectos de minha vida, eu admito que me acomodei, assim como grande parte da população, mas jamais me descuidei da parte financeira, que para mim sempre vem em primeiro lugar.

Vejo pouquíssimas pessoas que tiveram o cuidado de preparar um "plano B", uma segunda opção, caso perdessem a principal fonte de renda de suas vidas. Aprendi esta lição em 2002 quando li o livro "Pai Rico, Pai Pobre" - no final do texto tem um link caso você queira comprá-lo.

Contudo, outros brasileiros estão, com toda a razão, completamente desnorteados porque não têm reserva financeira mínima e muito menos uma segunda opção, um "plano B". Uns porque foram imprudentes e nunca se preocuparam em fazer uma poupança, ou gastaram até o limite do salário ou além dele, sem que isso fosse necessário, ou seja, com coisas supérfluas, ou outros porque realmente não tinham sequer de onde tirar o básico do sustento. Mais uma vez lembro aqui a importância da educação financeira (leia aqui o artigo A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM TEMPOS DE CRISE).

Tirando todos aqueles que estão na zona de extrema ignorância, que se reflete na extrema probreza, e que devem ser considerados uma exceção, noto que o problema não reside apenas na questão da educação financeira, mas reside também, e muito, no comodismo.

Lembro-me de duas discussões que tive em redes sociais há alguns anos, por conta de comodismo.

A primeira, no antigo e extinto Orkut, eu fazia parte de um grupo de discussão sobre o famoso filme "O Segredo", que fez com que muitos indivíduos completamente "sem noção" acreditassem que bastava eles ficarem meditando o dia inteiro, por exemplo, em uma Ferrari, imaginando-se pilotando-a, que ela iria, do nada, "cair no colo" deles. Nem se a Ferrari fosse de brinquedo isso iria acontecer. Aliás, uma foto com uma mulher imaginando uma Ferrari vermelha foi exatamente a capa de uma das revistas de maior circulação no Brasil, falando sobre este tema. Teve um dia que eu me enchi com a quantidade de gente reclamando que ficava meditando o tempo inteiro e nada acontecia, que acabei me manifestando e alertando-os que a meditação coloca o foco naquilo que se quer, mas se a pessoa não tomar ações para conseguir aquilo, nada acontecerá. Em neurociência aprendemos que se não mudamos os hábitos, sempre teremos os mesmos resultados. Hábitos são construídos em cima de crenças, e as crenças em cima de valores. Isto quer dizer que as mudanças de hábitos ocorrem e precisam ocorrer em um contexto mais profundo, caso contrário os resultados serão os mesmos de antes. Para qualquer mudança ocorrer em sua vida, obrigatoriamente você vai ter que sair de sua zona de conforto. Quem você conhece que está a fim de sair de sua zona de conforto?

A segunda, no Facebook de um amigo, quando critiquei o comodismo de algumas pessoas, e um "sem noção" falou que a culpa não era da pessoa e sim da sociedade que não dá oportunidades e também do Governo que não dá educação. Respondi que oportunidades não "caem no colo" das pessoas ao acaso, que precisam "correr atrás" delas e quanto à educação, cada um é responsável por buscar sua própria evolução. É muito fácil a pessoa não fazer nada, querer que tudo chegue pronto para ela e ainda colocar nas "costas" dos outros a responsabilidade que deveriam ter sobre as próprias vidas.

Toda esta explicação sobre comodismo apenas para falar que hoje as pessoas estão sendo vítimas da pandemia de Coronavírus (no aspecto financeiro) e de suas próprias condutas desleixadas.

Exigem respostas imediatas do Governo para as consequências advindas de suas escolhas erradas, mas se formos realmente honestos, vamos chegar à raiz do problema que é um só: acomodação, preguiça. É como diz o ditado: "todos gostam de sombra, mas só poucos plantam árvores".

Sei que ao lerem isto, incontáveis pessoas vão entrar em processo de racionalização e inventar todo o tipo de "desculpa esfarrapada" para se justificar. Perda de tempo, pois os fatos, os resultados, falam por si só. Estão apenas tentando enganar a si mesmas, pois aos outros, que têm um mínimo de capacidade de reflexão, nunca enganarão.

Ter maturidade para admitir os próprios erros, frase que vivo repetindo nos artigos que escrevo sobre a conduta lastimável de péssimos síndicos em condomínios, e que vale para qualquer situação, é o primeiro passo para começar a resolver o problema.

Depois de admitir que errou, de forma extremamente simplista, esclareço que o próximo passo é estabeler um plano de ação para sair daquela situação. Depois disto, diariamente precisará pensar naquele plano de ação para manter-se focado no objetivo e tomar ações efetivas para que cada uma das ações de seu plano aconteçam. Parece fácil, mas não é. Ainda assim, precisa ser feito.

Será que o povo brasileiro vai aprender uma lição de verdade por conta do que passou durante a pandemia de Coronavírus?

Eu duvido, mas para o bem do Brasil, torço para que minha percepção esteja equivocada.

E você, o que acha?

Você pode comprar o livro PAI RICO, PAI POBRE ao qual me referi no texto acima, no link abaixo:

sexta-feira, 1 de maio de 2020

FRASES MOTIVACIONAIS (MAIO/2020)


Frases deste mês:
  • Cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço de seu futuro que deixará de existir.
  • O pensamento positivo pode vir naturalmente, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude os seus pensamentos e mudará o seu mundo.
  • Falamos cada vez mais do mundo em que estamos, mas nos calamos sobre o "mundo" que somos.
  • A vida é complicada demais para não ter ordem.

Quero deixar a dica de um excelente livro de motivação:

terça-feira, 21 de abril de 2020

RECEITA DE FRANGO FRITO AO ESTILO KFC


Ingredientes:
  • Duas metades de um peito de frango (um peito inteiro) sem pele, cortado em pedaços médios
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de pimenta-do-reino
  • 1 colher de sopa de molho de soja (shoyu)
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de amido de milho (maizena)
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de páprica picante
  • Óleo para fritar

Preparo:

Em uma vasilha coloque o frango, o sal, a pimenta do reino, o shoyu, o ovo e misture bem. Acrescente a maizena e misture até ficar homogêneo.

Coloque a farinha de trigo em um prato, adicione a páprica e misture bem.

Passe o frango pela farinha, retirando o excesso e reserve em uma peneira.

Assim que terminar de empanar o frango, frite-o em fogo médio alto por cerca de 7 minutos ou até que fique dourado conforme sua preferência.

Ao retirar o frango, coloque-o sobre uma toalha de papel para absorver o excesso de gordura.

Sirva com os molhos de sua preferência ("ketchup", "barbecue", mostarda, etc).

Tempo de preparo: 20 minutos

Serve 2 pessoas

Foto: Wilson Luiz Negrini de Carvalho

Para você que aprecia receitas de aves, gostaria de recomendar um livro com boas receitas:

domingo, 12 de abril de 2020

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM TEMPOS DE CRISE


Começo este artigo com uma lembrança muito importante em minha vida. O dia era 22 de abril de 2002. Eu estava conversando com meu amigo Ricardo, que na época era proprietário de uma empresa de informática, e ele me apresentou ao livro do autor Robert Kiyosaki chamado PAI RICO, PAI POBRE.

Na época, eu tinha o hábito de gastar praticamente todo meu salário com todo tipo de bobagens, reservando muito pouco, ou quase nada, para investimentos financeiros.

No mesmo dia em que ele me apresentou ao livro, fui ao shopping e comprei-o. Foi lido em dois dias. Foi um verdadeiro "divisor de águas" na minha vida financeira. Aprendi o verdadeiro significado do que era dinheiro e como ele deveria ser corretamente usado.

Dez anos depois, meu patrimônio havia aumentado em 400% (quatrocentos por cento). Tem gente que diz que eu estou mentindo quando falo isto, mas quem me conhece bem, sabe que mentir jamais foi uma de minhas práticas.

A disciplina e relativa tranquilidade financeira que os conhecimentos sobre educação financeira me trouxeram, ajudam-me até agora.

Neste momento de séria crise causada pela pandemia do Coronavírus, muita gente está sem condições de ganhar dinheiro, está perdendo seus empregos. Se tivessem uma reserva financeira mínima, não estariam passando dificuldades.

É verdade que a maioria da população brasileira não tem renda para sequer suprir suas necessidades básicas, quanto mais fazer uma poupança.

Mas alguns que estão passando por "apertos" neste momento, poderiam estar em melhor situação se tivessem sido mais prudentes no passado com o uso do dinheiro.

Alguns povos talvez mudem sua conduta depois que a crise da pandemia causada pelo Coronavírus passar, mas o povo brasileiro, eu sinceramente tenho minhas dúvidas.

Comecei a escrever várias dicas sobre educação financeira em 2002, que eram publicadas no antigo provedor gratuito de sites, o GEOCITIES. Eram várias páginas, cada uma com um artigo, um tema diferente, dentro do mesmo contexto de educação financeira. Infelizmente quando o provedor encerrou suas atividades, todo o material foi perdido.

Há alguns anos comecei um blog somente sobre dicas de educação financeira, mas não dei continuidade. Ele ainda existe, mas está "parado".

Vejo muita gente deixando de ganhar dinheiro porque não faz a menor ideia de como fazê-lo, e o pior, não se preocupa com isso.

Vou aproveitar esta oportunidade para deixar dicas bem simples, sem dar muitos detalhes, mas que se forem seguidas à risca quando a atividade econômica das pessoas voltar ao normal, poderá mudar a vida de muita gente.

1-) Use o "cheque especial", limite do cartão de crédito, crédito em consignação ou faça empréstimo ou crediário SOMENTE se você precisar de verdade. Caso contrário, FUJA destas opções, pois são exatamente elas que mais lesam financeiramente uma pessoa.

2-) Restrinja suas compras apenas ao que é realmente NECESSÁRIO. Se não está realmente precisando de um eletrodoméstico novo, não compre. O mesmo vale para roupas, sapatos, celulares, etc.

3-) Mensalmente, caso sobre algum dinheiro para você, reserve uma quantia QUE NÃO LHE FARÁ FALTA, e invista. Assuma um compromisso com você mesmo em não mexer neste investimento de forma nenhuma, por isso mencionei a expressão "que não lhe fará falta" na frase anterior. Mesmo que seja uma quantia ínfima, invista e não mexa neste dinheiro. Comece com uma Caderneta de Poupança, que aceita o depósito inicial de valores irrisórios, e à medida em que o saldo for aumentando, passe para outros investimentos financeiros. É preciso ter disciplina e realizar um depósito, dentro das condições mencionadas aqui, todos os meses.

4-) Jamais deixe dinheiro parado na conta corrente. Invista. Existem opções de investimento automático, com rendimento diário, que podem ser retirados a qualquer instante, sem prejuízo para você. Embora eu não confie e não goste de gerentes de bancos, converse com o seu gerente que ele pode lhe orientar sobre isso. Deixar dinheiro parado em conta corrente é prejuízo certo.

5-) Faça todos os meses uma planilha relacionando tudo o que você ganha e o que gasta. Ela poderá lhe ajudar a identificar algumas coisas desnecessárias que podem ser cortadas, fazendo com que sobre algum dinheiro ou mais dinheiro para até quem sabe investir.

6-) Observe o quanto você gasta com pequenas coisa, ou coisas que custam pouco. Talvez você identifique que um monte de coisas baratas pode acabar saindo caro.

7-) Jamais deixe de pagar alguma coisa para investir. O juros cobrados pelo atraso no pagamento é muito maior do que o juros que você vai receber pelo seu investimento. Você vai ter prejuízo.

Não sou profissional da área financeira, mas posso compartilhar o que conheço, que já me ajudou e ainda me ajuda, com você, leitor. Se quiser, entre em contato comigo, que marcamos um "bate-papo" pelo Skype para "trocarmos uma ideia". Eu não cobro nada por isso. Para mim é apenas uma boa oportunidade de conhecer mais uma pessoa, e quem sabe até ajudá-la.

Espero que estas dicas muito simples possam ajudar você de alguma forma.

Você pode comprar o livro PAI RICO, PAI POBRE no link abaixo:


terça-feira, 7 de abril de 2020

EDUCADOR : CONHECER "LINGUAGEM CORPORAL"


Durante este texto uso a palavra CRECHE, mas entenda-se qualquer entidade de ensino infantil.

Que fique claro também que não estou me referindo a nenhuma entidade ou pessoa em específico.

Quero apenas deixar minha opinião sobre um tema que está relacionado com educação infantil.

Quando refiro-me à palavra AGENTE EDUCADOR ou PROFISSIONAL DE CRECHE entenda qualquer profissional que atue em educação infantil: professor efetivo, agente educador, estagiário, professor contratado, etc.

O atendimento prestado a crianças por professores e educadores começou a chamar minha atenção muito tempo antes de eu me tornar um agente educador. Frequentemente sou convidado para festas  escolares diversas de algumas crianças que me são muito queridas, que sempre estudaram em escolas particulares. Como uma pessoa extremamente observadora que sou, comecei a notar a postura profissional dos professores e educadores que cuidavam delas durante as festas, e confesso que ficaria bastante preocupado se meus filhos estivessem sobre os cuidados daquelas pessoas. Talvez num "prenúncio" do que eu viria a me tornar profissionalmente em um futuro próximo, por mais de uma vez tive que cuidar da segurança e integridade física de crianças que eu não deveria estar cuidando, pois não tinha qualquer contato com a maioria delas, até aquele presente momento. Havia gente sendo paga para isto, que não estava cumprindo com sua obrigação. Esta situação gerou em mim a vontade de começar a escrever sobre coisas que ocorrem dentro deste contexto, e é por isso que há mais de um ano comecei a publicar textos sobre este tema, depois que me tornei agente educador.

A primeira vez que tive contato com o tema de linguagem corporal foi em 1989. Na época eu trabalhava na área de informática da Embraer, e estava alocado na seção de Recrutamento e Seleção para atender especificamente as necessidades deles. Alem do chefe, tinha como colegas no trabalho diário 18 psicólogos.

Aprendi muitas coisas legais com eles, que até hoje me servem para a vida. Uma das psicólogas apresentou-me o livro chamado O CORPO FALA.

Em 2008 quando fiz meus cursos de prática de Neurociência, Hipnose Clínica e Programação Neurolinguística (PNL), tive um aprendizado muito mais completo.

É importante ressaltar que a expressão verbal, quer dizer, a fala, representa aproximadamente 10% da nossa comunicação. Algumas fontes afirmam que mais de 90% de nossa comunicação é feita de forma não verbal. Dentro deste contexto, saber reconhecer o que está se passando com uma pessoa, o que ela está querendo comunicar de forma não verbal, é essencial para um bom relacionamento.

Atuando como agente educador, este conhecimento é fundamental para ajudar a saber o que se passa com as crianças, mesmo sem a manifestação verbal delas.

Conhecer a linguagem corporal impede muitas vezes que cometamos erros ou excessos, permite estabelecer alguns limites de conduta profissional.

Além disso, podemos usar os mesmos conhecimentos, ou seja, nossa expressão corporal, para transmitir de forma mais eficaz a nossa mensagem para as crianças. O resultado na comunicação é muito melhor.

A linguagem corporal permite identificar facilmente os momentos de tristeza, más intenções, tentativas de mentira, e de coisas boas também. Por sinal pode ser usado quando interagimos com adultos também.

Em PNL aprendemos uma coisa chamada MCRI (Movimento Corporal Correspondente às Representações Internas) que são pequenos sinais físicos, às vezes muito sutis, imperceptíveis a pessoas que não foram treinadas para percebê-los, que podem se manifestar pelo corpo, mas normalmente são manifestados no rosto, e que indicam claramente o sentimento que a pessoa está tendo naquele instante. Obviamente que você não saberá o que é que a pessoa está pensando, mas poderá ter uma boa noção do que ela está sentindo internamente. Normalmente não devemos e nem podemos falar para as pessoas o que percebemos, mas podemos usar isso para conduzir a interação que estamos tendo para uma situação positiva, ou não, dependendo da intenção da pessoa.

Apenas por brincadeira, vamos fazer de conta que a foto acima é algo real, e não uma pose criada para ser fotografado. Vou fazer uma rápida análise da foto: a criança em questão, se tiver um padrão normal (não vou explicar o que é isso agora),  está relatando algo sobre um som ou algo que ela disse que ouviu alguém falar, e isto está sendo criado na sua mente naquele instante, ou seja, é uma mentira auditiva, e além disso, está indicando claramente que não fará absolutamente nada daquilo que a pessoa, sua interlocutora, está falando para ela fazer.

Como você pode ver, uma simples imagem diz muita coisa para aqueles que sabem interpretá-la.

Entendo que este é um treinamento muito válido que poderia ser ministrado para profissionais que trabalham em creches, que poderia ser muito útil não só em suas vidas profissionais, mas também pessoais. Tenho certeza que a qualidade de atendimento iria melhorar muito.

Mesmo sem treinamento, os profissionais de creche mais dedicados podem, se quiserem, ler livros a respeito do assunto.

Desejo um bom trabalho a todos, e vamos oferecer o melhor para as nossas crianças!

Deixo a sugestão de um livro muito bacana sobre linguagem corporal, com várias ilustrações:


Para você que trabalha em creches, deixo a dica de um livro interessante:


quarta-feira, 1 de abril de 2020

FRASES MOTIVACIONAIS (ABRIL/2020)


Frases deste mês:
  • Eu sei que sou a força que torna meus sonhos realidade.
  • A grandeza de uma pessoa é mensurada através de seus dons, não de suas posses.
  • Eu sou um criador talentoso.
  • A diferença entre o sucesso e o fracasso vai sempre depender da sua determinação.
Você pode assistir ao vídeo das frases motivacionais deste mês clicando neste link https://youtu.be/LdtFOcEUEOc

Quero deixar a dica de um excelente livro de motivação: