quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

SANTA.CRUZ DO SUL / RS (Out/2008)


Mal havia chegado de uma viagem e já estava preparado para fazer outra. Minha tia, que mora no Estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente na cidade de Santa Cruz do Sul, havia me convidado para passar os dias restantes de minhas férias lá.

Ela e eu temos gostos parecidos (pelo menos na minha percepção), e quando vou para lá, sempre me ocupo bastante com as atividades que ela me leva para fazer e diga-se de passagem, gosto muito. Além do mais, iria rever outras pessoas muito queridas que estavam por lá.

No dia em que cheguei estava chovendo, mas pude encontrar com vários conhecidos. Minha tia, sempre com as últimas novidades nos segmentos de tratamento e medicina alternativa, me explicou sobre iridologia e conversamos bastante sobre isto. Gostei do que ouvi e na mesma noite, ela, eu e alguns amigos fomos jantar com um mestre no assunto. A conversa durante o jantar não podia ser outra e já no dia seguinte eu já tinha uma consulta marcada com o iridólogo.

No meu entendimento, na iridologia, o terapeuta fotografa a íris de seus dois olhos e através do mapeamento destas fotos, identifica necessidades vitamínicas do seu corpo e eventuais problemas de saúde, mesmo que você ainda não os tenha sentido. O tratamento, no meu caso, seria feito com vitaminas naturais.

Após o almoço, fui visitar a "cabaña" de minha prima e ver a criação de cavalos da raça crioulo que ela e minha tia têm por lá. Embora eu não tenha grande afinidade com cavalos, gostei bastante dos animais.

Nos dias seguintes, aproveitei para pegar um sol na piscina, andar a pé pela cidade, tirar fotos de tudo (para variar), conhecer alguns lugares diferentes e ainda visitar um lugar que toda vez que vou lá, gosto muito de passar alguns momentos, pois me traz muita paz e tranqüilidade: a Casa Textor.

A Casa Textor é a casa mais antiga da cidade, construída em 1870 por Adolf Friedrich Textor. Ela seria demolida, mas a empresa onde meu tio trabalha comprou-a e restaurou-a, seguindo fielmente as diretrizes da Carta de Veneza (documento oficial, reconhecido mundialmente por suas normas sobre preservação de patrimônio), e na ocasião, minha tia participou ativamente deste processo de restauração. Após a reforma, a casa manteve suas características originais e por dentro, foi decorada com móveis e utensílios da época. Destaque especial para um gramofone que ainda toca os discos antigos. É um show !!!

Minha tia é uma pessoa que ajuda muito as pessoas. Pelo menos uma vez por ano, ela recebe algum tipo de prêmio ou homenagem por seu trabalho em favor dos menos favorecidos. Não importa em qual segmento, se tem alguém precisando, ela ajuda, se assim tiver condições. E dentro deste espírito, tive a oportunidade de conhecer uma entidade com a qual ela colabora, entidade esta que abriga crianças que sofreram agressões do todos os tipos imagináveis, crianças abandonadas, crianças cujos pais não têm condições de criá-las, etc. Visitei a ala onde ficam as crianças de 0 a 5 anos e as incapazes. O local era extremamente limpo e organizado. As pessoas que cuidam das crianças, têm um cuidado muito grande com elas. Nunca vi nada igual.

Embora as crianças fossem muito bem tratadas, a situação de vida delas era, e ainda é muito triste. A única alegria que tive foi poder dar atenção, por alguns momentos, para aquelas crianças. Elas adoram quando chega alguma visita. Algumas nos seguram pelas mãos, outras sobem pelas nossas pernas. Quem dera eu pudesse fazer alguma coisa efetiva para melhorar a condição delas. Quem sabe, algum dia... Nunca se sabe o que Deus tem reservado para a gente.

Finalizada a visita, fui conhecer um outro local bastante interessante, um centro de estudos, onde ao lado, um pequeno trecho de mata nativa foi preservado. Você simplesmente permanece parado no gramado, bem na área limítrofe da mata, e pode observar vários animais que se aproximam para comer nas árvores. Outra experiência muito interessante.

O tão esperado início da Oktoberfest iria acontecer. No primeiro dia, a entrada é gratuita. É praticamente impossível conseguir entrar, por causa do número incontável de pessoas que vão lá. Contudo, no segundo dia, eu já estava "na área". Para quem não conhece, a Oktoberfest é uma festa onde tem apresentações folclóricas dos imigrantes e descendentes de alemães, shows com diversos artistas conhecidos, comida típica, exposição de produtos dos fabricantes da região, exposição de animais, e o melhor, muita, muita, muita mulher bonita. Minha nossa, nunca vi uma terra para ter tanta mulher bonita assim.

A diversão foi incrível, mas infelizmente, minhas férias já estavam acabando e meus dias de permanência lá também.

Retornei para casa com lembranças de uma das melhores férias que já tinha tirado em minha vida. Que as próximas sejam pelo menos iguais a estas.

Agora era a hora de voltar meu foco novamente para meu trabalho e meus objetivos de vida. Antes das próximas férias (que já estão sendo planejadas desde já), tenho muito trabalho a fazer, muitas coisas a aprender, muitas metas a alcançar.

Assim eu desejo e assim já está acontecendo!
( Texto e fotos: Wilson Luiz Negrini de Carvalho )