sábado, 5 de junho de 2010

IMÓVEL DE OURO


Na edição de internet do Jornal Valeparaibano do dia 03/06/2010 vi uma reportagem que falava do preço dos imóveis em São José dos Campos (SP).

De acordo com a reportagem, São José dos Campos tem o segundo maior custo por metro quadro do interior do Estado de São Paulo, ficando atrás somente dos preços de Campinas (SP).

O preço do metro quadrado construído estaria variando de R$ 1.200 a R$ 4.000. Na minha opinião, isto é simplesmente abusivo.

Se quer morar em São José dos Campos, você pode tentar encontrar algum imóvel mais em conta, ou talvez seja mais fácil e mais econômico você morar em uma cidade vizinha. Existem bons lugares para se morar em Jacareí (SP) e Caçapava (SP).

Se o preço de qualquer coisa está alto, não compre aquela coisa. É a lei da oferta e da procura que determina os preços. Se ninguém comprar, os preços baixam. Quase sempre existe opção. Procure, pesquise bastante antes de comprar.

Cuidado com a "conversa" de que vai ser um excelente investimento. Só vai ser um excelente investimento se você conseguir repassar o que foi comprado com um lucro ou na pior das hipóteses, com o mínimo de prejuízo.

Um belo dia, as pessoas que compraram imóveis com um preço absurdo acordarão e verão que o imóvel adquirido não vale aquilo que pagaram e o pior, quando tentarem vender, não conseguirão um preço razoável. Isto está ocorrendo neste momento com alguns amigos meus, aqui em São José dos Campos.

Em 2008, muitos cidadãos norte-americanos despertaram para a realidade de que eles haviam comprado imóveis com preços irreais. Não conseguiam pagar as prestações e não conseguiam vender os imóveis, pois valiam muito menos do que custaram. Os bancos acabavam ficando com os imóveis, mas não conseguiam recuperar o dinheiro, já que o preço de venda dos imóveis não cobria, às vezes, nem um terço do dinheiro emprestado. E assim, começou a crise econômica mundial de 2008/2009, que ceifou muitas empresas e muitos empregos.

Sou completamente a favor de um comércio justo, com preços justos, para ambas as partes. Os dois lados ganham.

( Texto e foto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Nenhum comentário: