terça-feira, 30 de agosto de 2011

O LOUCO


No Tarot existe uma carta chamada O LOUCO.

Ele mostra a figura de um homem carregando uma pequena trouxa nas costas, acompanhado de um cachorrinho. Em alguns baralhos aparece como uma pessoa com uma aparência desnorteada andando ao lado de um abismo, em outros aparece vestindo as roupas de um bobo da corte. Ela pode ser considerada como a primeira ou quem sabe a última carta dos arcanos maiores do Tarot.

Embora conheça muito bem o significado desta carta, não irei dá-lo aqui.

Vou usar a imagem do LOUCO para representar uma outra coisa: uma linha de pensamento.

Quantas e quantas vezes nos deparamos com situações em nossa vida, em que não aceitamos o que está acontecendo conosco e ficamos parados no meio do caminho sem saber para onde ir.

Parece até que um furacão passou pelo LOUCO no seu caminho, abriu sua trouxa, espalhou todas as coisas pela estrada. O LOUCO para, e fica olhando para tudo aquilo.

Alguns LOUCOS são tão resistentes ao que está acontecendo que até parecem crianças fazendo birra quando querem alguma coisa de qualquer jeito. E assim, deixam tudo espalhado pelo chão e apenas reclamam ou lamentam o ocorrido, sem nada fazer para mudar a situação. Passam-se os dias, as semanas, os meses, até anos, e nada é feito. Ao agir desta forma, o LOUCO se torna apenas mero espectador de sua vida. É a intensidade da “dor” que o LOUCO sente somada à sua capacidade de reação que determinará quanto tempo ficará parado.

Pessoas que passam pelo caminho, quando muito, olham aquela bagunça, vêem alguém reclamando como um verdadeiro LOUCO, e seguem seu caminho.

Somente os LOUCOS sortudos, têm a felicidade de serem encontrados no caminho por alguma "alma caridosa", que lhes ajudam a recolher suas coisas (suas vidas), arrumar suas trouxas, e tentar colocá-los de volta na estrada da vida.

Quando um furacão passar pela sua vida, espalhando aquilo que você mais valoriza pelo chão, tente se esforçar para recolher suas coisas, arrumar sua trouxa e seguir sua vida. Mesmo que você tenha que seguir carregando uma “dor” muito grande, siga em frente de qualquer jeito.

Ficar parado, olhando o estrago feito, e reclamando, em nada resolverá o problema. Tenha certeza que enquanto você ficar olhando para tudo que está espalhado, continuará a sentir a mesma dor daquela situação. Não estou sugerindo ignorar problema, mas para aceitar as coisas como estão naquele momento e seguir em frente. Ficar parado naquele sentimento, naquela energia, é a pior opção. Sem contar o tempo que desperdiçamos de nossas vidas, tempo este que nunca mais voltará.

O LOUCO é sempre acompanhado do cachorrinho, que nada mais é do que sua consciência, a alertar sobre o caminho que deve seguir para não cair no abismo. Devemos juntar nossas coisas, continuar seguindo nosso caminho e também devemos ouvir nossa intuição, nossa consciência. Ela sempre está lá para nos ajudar, mas nem sempre damos atenção à ela.

Até hoje, todas as vezes que um furacão passou pela minha vida, de alguma forma ou de outra, tive condições de juntar minhas coisas, montar minha trouxa novamente, colocá-la nas costas e seguir meu caminho, às vezes cambaleando, às vezes saindo da estrada para depois retornar à ela novamente, às vezes me arrastando, quase parando, mas continuei a seguir meu caminho.

Sou uma pessoa de muita sorte e os furacões que passaram pela minha, não causaram tanto estrago assim. Basta ver a miséria do mundo ao nosso redor para percebermos a sorte que temos.

Agradeço a Deus pela força que me deu, pois sem ela, estaria parado, apenas lamentando as coisas que aconteceram.

Agradeço também às “almas caridosas” que como que enviadas por Deus, sempre me ajudaram a ajuntar os "cacos” e me colocar de volta no caminho. Que Deus as abençoe e guie.

Texto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho

Nenhum comentário: