Eu me lembro que quando era pequeno, as pessoas usavam o saco de pão, cortado e virado pelo avesso, para ajudar a absorver o excesso de gordura de frituras.
Naquela época eu não conhecia o papel toalha ou papel de cozinha, e nem era possível encontrá-lo facilmente em supermercados.
A partir do momento que surgiu ou ficou mais acessível o uso do papel toalha, ele passou a ser usado para muitas coisas, dentre elas a absorção do excesso de gordura de frituras.
Ao utilizar especificamente o saco de pão para absorver excesso de gordura de frituras, você está reaproveitando algo que seria jogado no lixo (saco de pão) e ao mesmo tempo reduzindo o consumo de papel, além de reduzir:
- O corte de árvores usadas para produzir o papel toalha;
- O gasto de energia usado para produzir o papel toalha;
- O gasto de combustível para transportar o papel toalha;
- O nível de poluição por causa do transporte do produto até o distribuidor ou vendedor.
Infelizmente, as pessoas não param para pensar, e não notam que o consumo indiscriminado e desnecessário das coisas tem uma verdadeira cadeia de impacto no meio ambiente e na economia.
Observe as coisas ao seu redor e tente perceber como você pode reutilizar coisas no seu dia-a-dia, evitando o consumo, o gasto e a poluição desnecessários.
Se cada pessoa realizar uma ação de preservação, por menor que seja, a soma de todas estas pequenas ações se tornará uma grande coisa.
Basta ter boa vontade.
( Texto e foto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )
Nenhum comentário:
Postar um comentário