Gosto muito de qualquer tema ligado à ecologia, conservação de energia ou preservação ambiental.
Esta semana me deparei com um projeto do qual eu nunca ouvi falar: LITER OF LIGHT (www.literoflight.org).
Traduzindo ao "pé da letra" significa o litro da luz, e tem tudo a ver com o que eles fazem. Usam garrafas plásticas de água, transformando-as em lâmpadas.
Uma ideia super inteligente, que está provendo iluminação para mais de 353 mil lares em cerca de 15 países. Estes números são os do dia de hoje, quando escrevo este texto.
Existem dois tipos de "kit", sendo um para ser usado durante o dia, e outro, para a noite.
O kit diurno é composto por uma garrafa de plastico, água, um pouco de água sanitária, para impedir o crescimento de algas dentro da garrafa e um pedaço de telha. É feito um pequeno recorte redondo no telhado da casa, para poder passar a garrafa, e tudo isto é instalado. As garrafas refletem a luz que vem de fora por 360 graus. Resumindo, você tem com se fosse uma lâmpada ligada no teto de sua casa enquanto o dia estiver claro, sem gastar um único centavo de eletricidade. Quem teve esta ideia foi um mecânico da cidade de Ubatuba (SP) no ano de 2002, mas ninguém deu muita importância. Anos depois sua ideia foi levada ao conhecimento de outras pessoas, que a espalhou pelo mundo.
O kit noturno já envolve um pequeno painel solar de células fotovoltaicas ligado a um circuito e uma pequena bateria que fornece iluminação por 12 a 16 horas. Isto está sendo usados em postes de iluminação pública e também para o interior de residências. O custo de um kit destes é de aproximadamente US$ 3, e caso a pessoa queira adaptar o lampião usado por ela para uma lâmpada deste tipo, custa cerca de US$ 5.
Você pode fazer doações ou se voluntariar para participar do projeto.
Vale a pena conhecer.
Aproveito a oportunidade para deixar a dica de um livro interessante sobre reciclagem de plásticos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário