Resido na região da Vila Ady-Anna em São José dos Campos (SP) há pelo menos 49 anos.
Nos últimos 10 anos tenho visto a população de mendigos, pedintes e moradores de rua aumentar vertiginosamente na região.
A Prefeitura tem serviço de encaminhamento de pessoas em condição de mendicância ao serviço social, que se chama Apoio Social que atua com veículos e agentes para recolher estas pessoas e encaminhá-las a um serviço de triagem que fará o direcionamento mais adequado à situação. Ainda andou fazendo uma campanha na cidade, inclusive com propagandas na televisão, pedindo para a população não dar esmola, principalmente no semáforos.
Para acionar o Apoio Social em São José dos Campos para ajudar uma pessoa nessas condições, ligue 153.
Dentre os tipos de apoio que no momento em que publico este texto a Prefeitura de São José dos Campos oferece a estas pessoas estão:
- Atendimento em abrigos municipais.
- Ajuda para restabelecer laços familiares e retorno à cidade de origem.
- Auxílio na emissão de documentos.
- Inclusão em programas de geração de emprego e renda.
- Encaminhamento para tratamento de dependência química.
A Prefeitura tem, além dos abrigos, um lugar chamado Centro POP onde é oferecido às pessoas necessitadas:
- Material de higiene pessoal, absorventes, roupas íntimas, corte de cabelo e banho.
- Alimentação e acomodação para dormir.
- Atendimento psicossocial e oficinas ocupacionais.
- Canil e gatil.
É importante a população se conscientizar de que ao dar esmola, não está fazendo caridade, não está ajudando na obra de Deus e nem ajudando alguém. A maioria destes pedintes vai usar este dinheiro para comprar bebidas alcoólicas ou entorpecentes. Na realidade, ao dar esmola a um pedinte o cidadão muitas vezes está ajudando a financiar o tráfico de drogas.
O pedintes estão cada vez mais ousados e agressivos. Bloqueiam a sua passagem nas entradas ou saídas dos estabelecimentos comerciais, reclamam em voz alta que você não dá atenção a eles, isso quando não xingam você de algum palavrão por não ter dado nada a eles. Não me surpreende ouvir de vez em quando alguém contando que agiu de forma violenta com mendigos.
Outro dia fui seguido por um deles até o interior de um pequeno supermercado aqui da região da Vila Ady-Anna.
Na porta de entrada de restaurantes e pelas feiras livres da cidade é um verdadeiro assédio.
A última moda agora é ter mendigos parados na calçada ao lado de pequenos supermercados ou mini mercados, pedindo para você comprar algum produto alimentício para eles, sob a alegação de que eles vão usar isso para se alimentar. Infelizmente, tem gente que acredita nesta historinha, mas muitas vezes o que acontece é outra coisa. Os pedintes vendem o produto por um preço bem mais baixo do que vale só para conseguir dinheiro para comprar coisas que não prestam.
Cabe a você, morador de São José dos Campos, ajudar para que as coisas melhorem. Não doe absolutamente nada a pedintes. Eles continuarão pedindo e criando um monte de problemas porque tem gente que está dando. Já existem o Apoio Social da Prefeitura e entidades religiosas que ajudam.
Infelizmente tem muitos pedintes que não querem ajuda das entidades, não querem mudar, afinal de contas, sabem que basta fazer uma cara de coitado, falar com uma voz chorosa que tem um monte de otários que darão dinheiro a eles.
Um comentário:
Esta situação de mendigos em São José dos Campos está muito complicada.
Postar um comentário