segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

PRIVATIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS


A privatização de escolas públicas (municipais e estaduais) tem acontecido bastante nos últimos anos, mas a grande dúvida é o quanto este processo está dando realmente certo.

Existe uma situação nas escolas públicas que é um dos principais motivos para os Governos quererem privatizá-las, que é o fato dos professores da rede pública apresentarem atestados médicos em uma quantidade e frequência absurdas. Para atender aos alunos, as escolas públicas são obrigadas a chamar professores eventuais e contratados por prazo determinado, fazendo com que os custos para a rede pública aumentem consideravelmente, já que o professor de carreira está de licença médica e recebendo, e ainda o professor contratado para substituí-lo obviamente também terá que receber - custos dobrados.

Sinceramente questiono vários destes atestados médicos apresentados por professores e outros profissionais da área, contudo, não sou médico, portanto, não posso julgar a validade deles.

Uma outra justificativa dada pelos Governos para a privatização das escolas é aumentar o número de vagas para atender à demanda. Entendo que enfiar uma quantidade maior de alunos dentro de uma sala de aula, que normalmente já está "entupida", não vai resolver o problema. O que vai se conseguir com isso é apenas reduzir ainda mais a qualidade do ensino, que por si só já é péssima.

Como morador de São José dos Campos (SP), lamento profundamente a decisão da Prefeitura em privatizar algumas escolas municipais. Sei que chamam isso de "gestão compartilhada" apenas para disfarçar a privatização, mas ela existe e não acredito na sua eficácia, independente das alegações dadas pelo Governo Municipal.

Várias cidades já tentaram a privatização de suas escolas públicas, mas viram que só aumentaram os problemas que já existiam, trazendo outros novos. Estão gastando tempo e dinheiro desfazendo o processo. Acredito e torço para que o mesmo ocorra algum dia em São José dos Campos, pois sua população merece receber um ensino digno e de qualidade.