domingo, 17 de janeiro de 2010

SER UM BOM PROFISSIONAL

Em nossa vida como um todo, não só no aspecto profissional, mas em todos os outros aspectos, temos diariamente a oportunidade de aprender com nossos erros.

Algumas vezes recebo alguns textos de amigos, que me ajudam a perceber como posso melhorar. Coloco a seguir as 10 dicas para ser um bom profisisonal, texto de autoria desconhecida, mas que pode nos ajudar bastante em nosso dia-a-dia:

1-) Ao acordar, não permita que algo que saiu errado ontem seja o primeiro tema do dia. No máximo, comente seus planos no sentido de tornar seu trabalho cada vez mais produtivo.

2-) Ao entrar na sua empresa, cumprimente cada um que lhe dirigir o olhar, mesmo não sendo um colega de sua área.

3-) Seja metódico ao abrir seu armário, ao ligar seu computador, ao passar informações, etc. Comece relembrando os fatos de ontem.

4-) Nunca se deixe envolver pela primeira informação de erro recebida de quem, talvez, não saiba de todos os detalhes. Junte mais dados que lhe permitam obter um parecer correto sobre o assunto.

5-) Quando for abordado por alguém, saiba que, quem veio lhe procurar deve estar precisando de sua ajuda e confia em você. Ele ficará feliz pelo auxílio que você possa lhe dar.

6-) Nunca deixe de alimentar-se na hora do almoço. Respeite suas necessidades. Aquela tarefa urgente pode esperar. Se você adoecer, tarefas terão que aguardar sua volta, exceto aquelas que acabarão por sobrecarregar seus colegas.

7-) Dentro do possível, tente se agendar para os próximos 10 dias, para qualquer evento. Não fique trocando datas a todo momento. Lembre-se de que você afetará o trabalho de vários colegas.

8-) Ao comparecer a esses eventos, leve o que for preciso, e principalmente suas idéias! Divulgue-as sem receio. O máximo que poderá acontecer é alguém do grupo não aceitá-la. Talvez mais tarde você tenha a chance de mostrar que estava com a razão. Saiba esperar.

9-) Jamais prometa o que está além do seu alcance só para impressionar quem lhe ouve. Se você ficar devendo um dia, arruinará o conceito que levou anos para construir.

10-) Ao final da jornada, quando sair do trabalho, esqueça-o. Pense como vai ser bom chegar em casa e rever a família ou os amigos que lhe darão segurança para desenvolver suas tarefas com equilíbrio.

Nenhum comentário: