terça-feira, 13 de abril de 2010

MALDIVAS

No episódio desta semana do programa THALASSA (canal France 3), assisti a uma expedição ao Arquipélago das Maldivas, que fica próximo à Índia.

A primeira coisa que me chamou a atenção foi o fato do governo separar os habitantes dos turistas. Algumas ilhas são freqüentadas pelos turistas e não devem ser freqüentadas pelos habitantes, exceto aqueles que trabalham nos hotéis. Outras ilhas, onde residem os habitantes locais, não devem ser freqüentadas pelos turistas. O objetivo do governo, segundo a reportagem, é evitar que seu povo seja "contaminado" pelos vícios e costumes dos turistas. A religião predominante no país é a muçulmana.

O cenário natural nas Ilhas Maldivas é simplesmente magnífico.

Para aqueles que como eu, gostam de mergulho autônomo, as Maldivas são o sonho dos mergulhadores. Ao entrar no mar, a visibilidade é de pelo menos 25 metros. A fauna marinha é incrível!

O Arquipélago das Maldivas é formado por cerca de 200 ilhas habitadas, mas ao todo, contando as ilhas de coral, o arquipélago tem cerca de 1192 ilhas.

A infra-estrutura hoteleira está preparada para atender aos gostos mais exigentes, e é claro, a preços bem salgados.

Uma coisa que eu nunca havia visto antes, é um tipo de pesca que eles fazem de um peixe que os franceses chamam de "thon jeune", que em português significa "atum jovem". Este peixe tem aproximadamente 60 centímetros de comprimento e deve ser mesmo uma variedade de atum. Eles colocam uma isca artificial que parece um tubo colorido na ponta de um bambu de aproximadamente 3 metros de comprimento, saem com um barco para alto mar, se posicionam na popa do barco e lançam as iscas ao mar. Os peixes grudam na isca, os pescadores erguem as varas lançando os peixes para trás e já colocam a isca no mar novamente, onde outro peixe imediatamente gruda na isca, e assim eles vão enchendo o barco em poucos minutos.

Embora eu seja contra qualquer tipo de pesca ou caça, a pesca realizada por estes pescadores não causa tanto impacto no ambiente marinho, pois não usam redes. Além do mais, somente os peixes que lhes interessam são abatidos.

O Arquipélago das Maldivas é um lugar muito legal. Aqueles que gostam de praia, podem incluir este lugar em seu roteiro de viagem, pois vale a pena.
( Texto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho)

Nenhum comentário: