sábado, 22 de maio de 2010

COMO CRIAR UMA SENHA SEGURA ?

Na realidade, não existe senha segura. Toda senha pode ser quebrada.

Contudo, você pode dificultar as coisas para os "hackers", criando uma senha que misture letras, números e caracteres especiais, alternando ainda entre maiúsculos e minúsculos (quando for o caso de letras). Tente criar uma senha com pelo menos 8 caracteres, como por exemplo a3Pxht9U. Esta é uma boa senha, mas ela é difícil de ser memorizada.

Você pode criar uma boa senha a partir de uma frase que você possa lembrar com facilidade. Por exemplo, escolha a frase "hoje é um lindo dia" e retire algumas letras dela, de forma que você possa lembra facilmente a senha, sem se esquecer de alternar letras minúsculas com letras maiúsculas. A sua senha ficaria assim: HjLNdDia. Esta é uma boa senha, mas também não é muito fácil de ser memorizada.

Para ficar mais fácil, faça o seguinte:

1-) Escolha uma palavra longa; por exemplo, escolherei a palavra REPÚBLICA.

2-) Substituia a letra A pelo número 1, a letra E pelo número 2, a letra I pelo número 3 e a letra U pelo número 4. Observe que escolhi somente as vogais e associei um número com cada vogal. Como resultado temos a senha R2P5BL3C1. É uma senha fácil de se lembrar e ao mesmo tempo uma senha difícil de alguém descobrir.

3-) Se quiser melhorar um pouco mais o nível de segurança da senha, alterne as letras consoantes entre maiúscula e minúscula. A senha final seria R2p5Bl3C1.

É importante que você não escreva esta senha em nenhum lugar, pois outros podem olhar.

Troque sua senha, pelo menos a cada 40 dias.

Existe uma estatística que aponta que uma senha de 20 caracteres demora cerca de 30 dias para ser quebrada. Portanto, se você for capaz de memorizar uma senha deste tamanho e trocá-la a cada 29 dias, você vai estar, teoricamente, mais seguro.
( Texto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Nenhum comentário: