sábado, 19 de março de 2011

RATOS HERÓIS

Hoje assisti ao programa Des Terres Des Hommes na TV5 e vi algumas reportagens muito legais.

A que mais me chamou atenção foi uma feita na Tanzânia, sobre uma organização chamada Apopo (http://www.apopo.org).

Fundada por Bart Weetjens, a Apopo atua essencialmente na detecção de minas terrestres, "plantadas" durante as guerras nos países africanos. Até aí, nada de novo.

Na Tanzânia, existem mais de 100 tipos de ratos diferentes, e pelo menos um destes tipos, pode ser adestrado para usar seu olfato para localizar explosivos contidos nas minas.

Os ratos deste tipo, quando adultos, têm aproximadamente o tamanho de um porquinho-da-índia. Eles são mantidos em uma espécie de coleira e guiados por uma cordinha. Usam seu olfato para achar as minas, e por serem leves, não chegam a detoná-las. A cada mina encontrada, o rato recebe um prêmio (banana ou amendoim), e depois volta ao trabalho.

Além de ajudar na limpeza de minas terrestres, os ratos começaram a ser usados também para detectar tuberculose, já que na África, o número de casos desta doença tem aumentado bastante em função das pessoas contaminadas pelo vírus HIV.

Os ratos estão "trabalhando" também em Moçambique, onde um estudo de 2008 indicou que existem cerca de 12 milhões de metros quadrados "contaminados" por minas terrestres, distribuídos em mais de 500 locais diferentes.

Será que algum dia alguém imaginou que chamariam ratos de heróis? Pois é, na Tanzânia e em Moçambique tem muitos, e são chamados de HeroRATs (literalmente, ratos heróis).

( Texto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Nenhum comentário: