sábado, 9 de abril de 2011

REMANDO PELA VIDA

Hoje assisti ao programa Thalassa na TV5, e achei um dos quadros muito interessante.

Ele falava sobre as Dragon's Ladies. É um grupo de mulheres que têm uma coisa em comum: tiveram câncer de mama. Algumas ainda estão em tratamento (quimioterapia, radioterapia), mas mesmo assim participam.

Não tenho grandes conhecimentos sobre esta doença, mas pelo que entendi no programa, quando são retirados os gânglios linfáticos, a paciente terá alguns problemas para usar o braço ao lado do seio retirado.

Elas são as Dragon's Ladies de Reims (França). Treinam duas vezes por semana no canal de Reims e já participaram da corrida de barcos de Veneza, a famosa Vogalonga. Durante a corrida, todas se vestem de rosa. Remam durante quase 3 horas para fazer um percurso de 20 quilômetros.

Através da orientação de um fisioterapeuta e de um treinador, elas aprendem como remar, sem forçar muito o braço.

O barco pesa 250 quilos e tem capacidade para 21 pessoas. Em sua proa, existe a escultura da cabeça de um dragão, por isso, o barco é chamado de Dragon Boat.

O que mais me chamou a atenção, foi força de vontade, a "garra" destas mulheres. Realmente, um exemplo a ser seguido. Tenho grande admiração por elas. Estão de parabéns. Que sirvam de exemplo para outras que já sofreram ou sofrem com câncer de mama.

Atualmente existem pelo menos 150 grupos de Dragon's Ladies no mundo inteiro.

( Texto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Nenhum comentário: