domingo, 25 de setembro de 2011

O PRINCÍPIO 90/10

Recebi de Tia Rosa um e-mail falando sobre o princípio 90/10, cuja autoria é atribuída a Stephen Covey. Stephen Covey é autor de vários livros, dentre eles, um chamado OS SETE HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES.

Vamos ao texto:

"Que princípio é este?

Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você. O que isto quer dizer? Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o carro enguice, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho.

Mas, você é quem determinará os outros 90%.

Como? Com sua reação.

Por exemplo:

você está tomando o café da manhã com sua família. Sua filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca, que você está usando para ir trabalhar.

Você não tem controle sobre isto. O que acontecerá em seguida será determinado por sua reação...

Então, você se irrita. Repreende severamente sua filha e ela começa a chorar. Você censura sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa. E tem prosseguimento uma batalha verbal.

Contrariado e resmungando, você vai mudar de camisa. Quando volta, ainda encontra sua filha chorando, e ela acaba perdendo o ônibus para a escola.

Sua esposa vai pro trabalho, também contrariada.

Você tem de levar sua filha, de carro, pra escola.

Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado.

Depois de 15 min. de atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e uma multa, vocês chegam à escola, onde sua filha entra, sem se despedir de você.

Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu de sua maleta.

Seu dia começou mal e parece que ficará pior.

Você fica ansioso para dia acabar e quando chega em casa, sua esposa e filha estão de cara fechada, em silêncio e frias com você. Por quê?

Por causa de sua reação ao acontecido no café da manhã.

Pense: por quê seu dia foi péssimo?

Por causa do café? Por causa de sua filha? Por causa de sua esposa? Por causa da multa de trânsito? Por sua causa? Você ainda tem alguma dúvida? É claro que é por sua causa.

Você não teve controle sobre o que aconteceu com o café, mas o modo como você reagiu naqueles 5 minutos foi o que deixou seu dia ruim.

Imagine a mesma situação de outra forma: O café cai na sua camisa. Sua filha começa a chorar. Então, você diz a ela, gentilmente: "está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado". Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus. Dá um sorriso e ela retribui, dando adeus com a mão.

Notou a diferença?

Duas situações iguais, que terminam muito diferente. Por quê? Porque os outros 90% são determinados por sua reação.

Aqui temos um exemplo de como aplicar o Princípio 90/10.

Milhares de pessoas estão sofrendo de um stress que não vale a pena, sofrimentos, problemas e dores de cabeça.

Todos devemos conhecer e praticar este princípio, que pode mudar a sua vida!"

Nenhum comentário: