sexta-feira, 13 de abril de 2012

A NATUREZA DO CAMINHO INTERIOR


Recebi uma apresentação com fotos muito legais, com um texto que achei magnífico, cuja autoria é atribuída a Eckhart Tolle. Tem muito a ver com o que penso e com o que pratico:

"Necessitamos também da natureza, para que nos ensine o caminho para “CASA”, o caminho de saída da prisão das nossas mentes. Dependemos da Natureza não só para nossa sobrevivência física.

Nós nos perdemos no “FAZER”, no “PENSAR”, no “RECORDAR” e no “ANTECIPAR”. Estamos perdidos em um complexo labirinto, em um mundo de problemas.

Temos esquecido daquilo que as rochas, as plantas e os animais já sabem.

Nós nos esquecemos de ser: de ser nós mesmos, de estar em silêncio, de estar onde a vida está. Aqui e agora!

Levar a sua atenção a uma pedra, a uma árvore ou a um animal, não significa “pensar neles”, senão simplesmente percebê-los, dar-se conta deles. Ao se dar conta disso, você também entra em um lugar de profundo repouso dentro de si mesmo. Então eles lhe transmitem algo da sua essência. Você sente o quão profundamente descansa no ser, completamente unificado com aquilo que você é, e com o lugar onde está.

Quando caminhar ou descansar na natureza, honre este reino, permanecendo nele plenamente. Serene-se. Olhe. Escute.

Observe como cada planta e animal são completamente eles mesmos. Diferente dos humanos, eles não estão divididos em dois. Não vivem através de imagens mentais de si mesmos, e por isso não têm que se preocupar em proteger e potenciar essas imagens.

Todas as coisas naturais, além de estarem unificadas consigo mesmas, estão unificadas com a totalidade. Não se separaram do entremeado da totalidade, reclamando uma existência separada: “EU”, o grande criador de conflitos.

Você não criou o seu corpo, e tampouco é capaz de controlar suas funções corporais. Em seu corpo atua uma inteligência maior que a mente humana. É a mesma inteligência que sustenta tudo na natureza. Para se acercar ao máximo desta inteligência, seja consciente do seu próprio campo energético interno, sinta a vida, a presença que anima o seu organismo.

Quando percebe a natureza tão só através da mente, através do pensamento, você não pode sentir a sua plenitude de vida, o seu ser. Unicamente vê a forma e não é consciente da Vida que a anima, do Mistério Sagrado.

O Pensamento reduz a natureza a um bem de consumo, a um meio de conseguir benefícios, conhecimento, ou algum outro propósito prático.

Observe, sinta um animal, uma flor, uma árvore, e veja como descansam no ser. É uma harmonia, uma sacralidade, que além de compreender a totalidade da natureza, também está dentro de você. Cada um deles é ele mesmo.

Possuem uma enorme dignidade, inocência, santidade.

No momento em que olha mais além dos rótulos mentais, você sente a dimensão inefável da natureza, que não pode ser compreendida pelo pensamento.

A Respiração é natural. O ar que respira é natural, como o próprio processo de respirar. Dirija a atenção à sua respiração e se dê conta de que não é você quem respira.

Conecte-se com a natureza do modo mais íntimo e interno, percebendo a sua própria respiração e aprendendo a manter a sua atenção nela. Esta é uma prática muito curativa e "energizante".

Produz uma transformação de consciência que lhe permite passar do mundo conceitual do pensamento, ao campo da consciência incondicionada.

Você necessita que a natureza lhe ensine e lhe ajude a se reconectar com o seu ser. Você não está separado da Natureza. Todos somos parte da vida única que se manifesta através das incontáveis formas em todo o universo, formas que estão, todas elas, completamente interconectadas.

Quando você reconhece a sacralidade, a beleza, a incrível quietude e dignidade nas quais uma flor ou uma árvore existem, você agrega algo a essa flor ou a essa árvore.

Pensar é uma etapa na evolução da vida. A natureza existe em uma quietude inocente que é anterior à aparição do pensamento. Quando os seres humanos se aquietam, vão mais além do pensamento.

A quietude que está mais além do pensamento contém uma dimensão ampliada de conhecimento, de consciência.

A natureza pode levá-lo à quietude. Este é o presente dela para você.

Através de você, a natureza toma consciência de si mesma. Quando você percebe a natureza e se une a ela no campo da quietude, ela se preenche da sua consciência. Este é o seu presente para a natureza.

É como se a natureza estivesse esperando você durante milhões de anos para fazê-lo."

Nenhum comentário: