quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

PRAIA DA MARANDUBA EM UBATUBA (SP)

Para quem está indo pela Rodovia Rio-Santos, de Caraguatatuba (SP) a Ubatuba (SP), a Praia da Maranduba é a primeira praia de Ubatuba a aparecer à beira da estrada.

Ela está localizada na Enseada do Mar Virado, e é sem dúvida, uma das mais belas praias desta cidade. Possui uma longa faixa de areia clara.


Em seu lado direito existe um riacho, por onde saem barcos de uma marina próxima. O seu lado esquerdo faz divisa com a Praia do Sapê.

Na parte central de sua orla existem vários quiosques que oferecem petiscos diversos aos turistas.

Em época de temporada ou finais de semana prolongados, é possível ver ali na areia, pescadores vendendo camarão, peixes e crustáceos.

Normalmente não possui ondas fortes, o que a torna um lugar adequado para famílias com crianças.


É uma praia que teria todas as características para ser um paraíso, mas infelizmente...

Para dizer a verdade, até há 15 anos atrás era um verdadeiro paraíso.

Não sei bem como aconteceu, mas da noite para o dia, a Praia da Maranduba passou a ser freqüentada por muitos turistas que parecem não estar preocupados com o meio ambiente ou a limpeza do local.

Em minha opinião, o resultado disto é um local não muito agradável, principalmente no que diz respeito à limpeza.

As fotos que mostro a seguir foram tiradas no final da tarde do dia 23/02/2013 (sábado), quando muitos turistas já haviam deixado o local.





Tirei apenas algumas fotos, porque não queria ficar andando pelo meio daquela sujeira toda, contudo havia muitos outros montes de lixo e sujeira para fotografar em toda a orla.

O pior é que existem diversos latões de lixo, onde os turistas podem jogar o lixo, mas infelizmente, eles deixam o lixo na areia mesmo.

Se você está procurando imóvel para comprar na região da Praia da Maranduba é melhor ficar muito atento, pois os turistas que de dia estão na praia e fazem toda esta baderna, à noite estão em sua maioria, hospedados em imóveis da região. Opte por visitar o imóvel a comprar em um feriado prolongado ou aos finais de semana em época de temporada, para ter uma idéia do vai enfrentar. Seu sonho de ter um imóvel na praia pode acabar virando um pesadelo.

Para quem está procurando uma praia com características parecidas às da Praia da Maranduba, adequada para família com crianças, mas não quer conviver com esta situação que mostrei acima, recomendo a Praia do Lázaro, ainda em Ubatuba. Ela fica alguns quilômetros mais a frente.

Outras opções são a Praia da Enseada e a Praia Dura, em Ubatuba também.

Quanto à Praia da Maranduba, acho que a Prefeitura de Ubatuba, autoridades e comunidades locais, precisam dar mais atenção ao que está acontecendo por lá e colocar "ordem na casa".

Nenhum comentário: