quarta-feira, 22 de junho de 2016

CAÇADORES DE ICEBERGS - A ÁGUA MAIS PURA DO MUNDO


Ontem tive a oportunidade de ver uma reportagem no noticiário da televisão francesa France 2, que falava sobre um novo negócio que está encantando muitas empresas. Está sendo chamado de a nova "corrida do ouro" do Canadá.

Trata-se da extração de água de "icebergs".

Os grandes pedaços de gelo se desprendem das geleiras da Groenlândia e são levados pelas correntes marítimas até a costa canadense, onde são abordados por navios.

Tudo começa com alguns tiros de um rifle de caça contra o "iceberg" para extrair amostras de gelo para saber a qualidade do mesmo.

Em seguida, uma balsa carregando um tipo de retroescavadeira é colocada em sentido perpendicular ao iceberg, e inicia a extração do gelo.

Por quê todo este trabalho?

A água congelada, contida nestes "icebergs", têm mais de 10 mil anos de "idade", ou seja, não contêm nenhum tipo de poluição. Uma garrafa de 600 ml contendo esta água custa 15 Euros, e muita gente compra isto.

Em um dia de trabalho, uma única balsa retira cerca de 350 toneladas de gelo.

Este comércio não provoca impacto ambiental, uma vez que os "icebergs" se derreteriam de qualquer forma no mar. Além disso, em um ano de produção, é consumido menos de um milésimo de todo o gelo que chega ao Canadá.

Uma solução muito interessante. O que você acha?

Texto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho

Foto : CC0 (domínio público) obtida no Pixabay

Nenhum comentário: