sábado, 29 de fevereiro de 2020

EDUCADOR : A IMPORTÂNCIA DO ABRAÇO


Durante este texto uso a palavra CRECHE, mas entenda-se qualquer entidade de ensino infantil.

Que fique claro também que não estou me referindo a nenhuma entidade ou pessoa em específico.

Quero apenas deixar minha opinião sobre um tema que está relacionado com educação infantil.

Quando refiro-me à palavra AGENTE EDUCADOR ou PROFISSIONAL DE CRECHE entenda qualquer profissional que atue em educação infantil: professor efetivo, agente educador, estagiário, professor contratado, etc.

O atendimento prestado a crianças por professores e educadores começou a chamar minha atenção muito tempo antes de eu me tornar um agente educador. Frequentemente sou convidado para festas  escolares diversas de algumas crianças que me são muito queridas, que sempre estudaram em escolas particulares. Como uma pessoa extremamente observadora que sou, comecei a notar a postura profissional dos professores e educadores que cuidavam delas durante as festas, e confesso que ficaria bastante preocupado se meus filhos estivessem sobre os cuidados daquelas pessoas. Talvez num "prenúncio" do que eu viria a me tornar profissionalmente em um futuro próximo, por mais de uma vez tive que cuidar da segurança e integridade física de crianças que eu não deveria estar cuidando, pois não tinha qualquer contato com a maioria delas, até aquele presente momento. Havia gente sendo paga para isto, que não estava cumprindo com sua obrigação. Esta situação gerou em mim a vontade de começar a escrever sobre coisas que ocorrem dentro deste contexto, e é por isso que há mais de um ano comecei a publicar textos sobre este tema, depois que me tornei agente educador.

Quando tive meu primeiro contato com a neurociência e programação neurolinguística, durante um curso que realizei em janeiro de 2008, uma das primeiras coisas que aprendi foi a maneira correta de se abraçar alguém, o chamado "abraço coração a coração".

Literalmente tivemos duas pessoas nos ensinando a abraçar.

Não só durante este curso, mas também durante todos os outros cursos que fiz a seguir sobre o mesmo tema, o grupo todo se abraçava constantemente. Isto nos fazia muito bem.

Fui procurar saber mais sobre o motivo dos instrutores incentivarem frequentemente a troca de abraços.

Nosso corpo produz naturalmente alguns hormônios, e um deles é conhecido como OXITOCINA ou OCITOCINA. Seu corpo produz naturalmente a OXITOCINA se você for abraçado por uma pessoa por pelo menos 15 segundos.

Vou tentar simplificar ao máximo a explicação. Conhecido também como o hormônio do amor, uma das suas funções é estreitar o vínculo afetivo entre mãe e filho. Ele também está ligado à sensação de bem estar físico e de segurança, além de outras mais pertinentes à vida e comportamento adulto.

Abraçar uma criança, principalmente as mais inseguras, traz um enorme benefício a ela. Além dos benefícios citados acima, o estreitamento dos laços de confiança entre o educador e a mesma torna-se muito grande.

Quando fui trabalhar em creche, já tinha este e outros conhecimentos importantes, e usei-os plenamente para ajudar as crianças.

Eu acho muito legal, por exemplo, quando as crianças estão brincando no parque e de repente uma delas interrompe o que está fazendo e vem até mim para dar-me um abraço, na verdade para receber um abraço.

Esporadicamente, algumas crianças de outras salas, que não têm qualquer tipo de relacionamento comigo, ao verem os coleguinhas se abraçando comigo, vêm também receber um abraço, que nunca é negado por mim. Acabam criando vínculos comigo, por vezes demonstrando uma ligeira preferência por mim do que pelo educador que fica em tempo integral com elas.

O vínculo que as crianças têm comigo fica ainda mais forte pelo fato de eu conversar olhando nos olhos, usando da mesma linguagem que elas e sempre dizendo a verdade, por mais difícil que seja.

É claro que sempre devemos evitar os abusos ou excesso de mimo, que neste caso já têm outro significado e que ao invés de ajudar, atrapalham a criança.

Uma coisa legal que aprendi em neurociência é que uma criança dificilmente fará o que você disser para ela fazer. Ela vai fazer o que você fizer. Vai imitar sua atitude.

Uma mãe que fala para uma criança não mentir, mas a criança vive vendo a mãe mentir para os outros, irá repetir o comportamento da mãe: irá mentir.

Assim como em grandes corporações, você, como educador, deve liderar pelo exemplo.

Voltando ao assunto do abraço, já vi educadores que são frios como gelo. Não só para eles, mas para todos os educadores, dar um abraço respeitoso não mata ninguém, não custa, e o mais interessante, os dois são beneficiados pelos efeitos do abraço.

Adicionalmente, você nunca sabe que tipo de carinho e atenção a criança recebe em casa, em alguns casos, pelo contexto todo em que vejo a criança inserida, imagino até se recebe algum.

Quero deixar um recado para os pais ou responsáveis...

Nas minhas práticas de neurociência e programação neurolinguística, participei de uma dinâmica de grupo em que através do uso de técnicas de PNL, vivenciei a situação fictícia de que teria apenas 10 minutos de vida, e neste tempo, teria que escrever uma carta aos meus entes queridos. A cada minuto que passava o instrutor nos lembrava do tempo restante e de outras coisas significativas. Foi durante esta dinâmica que percebi a importância das pessoas na minha vida e o quanto eu estava negligenciando meu relacionamento com elas, pois achava que a vida era eterna, que elas e eu estaríamos ali o tempo todo, e que um abraço ou uma simples manifestação de carinho poderia ser deixada para depois. Nunca mais perdi uma oportunidade de abraçar alguém que valorizo, parentes ou amigos.

Por que contei esta história? Para incentivar pais a abraçarem mais os seus filhos. Vocês nunca vão saber quando será a última vez que os verão. Um abraço não custa nada.

Vamos dar o melhor para nossas crianças!



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