sábado, 13 de junho de 2020

VIVENCIANDO A METODOLOGIA 5S (CINCO S)


A primeira vez que tive contato com a metodologia 5S foi há cerca de 10 anos, quando trabalhava em uma indústria aeronáutica, e fui convidado para participar do comitê que iria fazer a implantação desta metodologia em toda a empresa.

Depois de participar efetivamente da implementação, tornei-me auditor.

A metodologia 5S está baseada em 5 palavras em japonês que começam com a letra "S":
  • Seiri - Senso de utilização, que indica que para o bom andamento do trabalho é preciso ter próximo de você as coisas que você usa com mais frequência. As que você usa com menos frequência devem ser guardadas em armários ou gavetas, e as que você nunca usa devem ser descartadas ou retiradas do local de trabalho.
  • Seiton - Senso de organização, que indica que você deve manter o local de trabalho organizado, com cada coisa em seu lugar, que deve ter sido previamente definido.
  • Seiso - Senso de limpeza, que indica obviamente que seu local de trabalho precisa estar sempre limpo. Processos que gerem sujeira ou desperdício, até mesmo de tempo, precisam ser verificados.
  • Seiketsu - Senso de padronização, que indica a necessidade de haver uma rotina, um processo de trabalho que defina as etapas de produção do bem ou da realização do serviço,incluindo as etapas do 5S.
  • Shitsuke - Senso de disciplina, que indica a necessidade de haver comprometimento por parte das pessoas em realizas as quatro etapas anteriores.
Como benefícios, o praticante do 5S alcança uma produtividade maior e melhor, além de reduzir desperdícios de tempo e materiais.

O melhor de tudo é que você pode usar esta metodologia em sua vida pessoal, na sua empresa, no seu condomínio, ou em qualquer outro segmento de sua vida.

Ela funciona muito bem e ajuda a dar um belo jeito em tudo que estiver desorganizado.

Deixo para você uma boa dica de um livro sobre 5S:

domingo, 7 de junho de 2020

RECEITA DE BOLINHO CAIPIRA (culinária regional do Vale do Paraíba)


O bolinho caipira é muito popular nas festas juninas da região do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo. Todo mundo que experimenta o bolinho caipira adora. Acompanhado de um molho de pimenta então, é o máximo.

Ingredientes:
  • 500 gramas de carne moída
  • 1 cebola média picada
  • 2 colheres de sopa de cheiro verde picado
  • 2 dentes de alho espremidos
  • 500 gramas de farinha de milho flocada
  • 1/2 xícara de farinha de mandioca
  • 1200 ml de água
  • 2 tabletes de caldo de carne
  • 1 colher de sopa de óleo
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Óleo para fritar

Preparo:

Em uma vasilha, coloque a carne moída, a cebola, o alho, o cheiro verde, sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture tudo e reserve.

Em uma outra vasilha funda, coloque a farinha de milho e amasse-a com as mãos, quebrando os pedaços maiores, até que ela fique mais fina. Em seguida, misture a farinha de mandioca.

Coloque a água para ferver e dissolva os tabletes de caldo de carne.

Com a água ainda quente, vá colocando-a aos poucos na farinha, e misture com uma colher ou espátula até quando for possível.

Junte uma colher de sopa de óleo à massa e continue misturando com as mãos. Caso falte água para dar liga ou ponto na massa, ferva mais um pouco.

Não estranhe o fato de você queimar as mãos ao misturar a massa. Isto é assim mesmo.

Com a massa pronta, pegue com uma colher de sopa uma porção generosa da massa, e amasse-a em sua mão formando uma pequena concha.

Recheie esta concha com a carne e feche as extremidades da mesma para formar um bolinho cilíndrico.

Coloque óleo em uma frigideira, o suficiente para cobrir os bolinhos e deixe ficar quente.

Frite de dois a três bolinhos por vez, até que eles fiquem dourados. Em seguida, coloque-os sobre papel absorvente para escorrer o excesso de gordura.

Não faça bolinhos muito grandes para que a carne não fique crua por dentro quando fritar.

Você pode congelar os bolinhos crus. Na hora de fritar, não os descongele. Eles vão direto do freezer para a panela de fritura.

Tempo de preparo: 75 minutos

Rende pelo menos 20 bolinhos

Foto: Wilson Luiz Negrini de Carvalho

Para você que gosta de salgadinhos, recomendo este livro:

sexta-feira, 5 de junho de 2020

LIVRO: SAPOS EM PRÍNCIPES


Título: Sapos em príncipes. Programação Neurolinguística.

Autores: Richard Bandler, John Grinder

Editora: Summus Editorial

ISBN: 8532301452

Minha opinião sobre o livro: Se não for a primeira publicação sobre PNL (Programação Neurolinguística), é uma das primeiras. Os autores são considerados como os pais, os criadores da PNL. Se você não conhece nada sobre o assunto, precisará prestar um pouco de atenção ao que está lendo para entender, embora a linguagem seja muito clara. Se você já é Practitioner em PNL, mas ainda não leu este livro, sua leitura é fundamental. Os conceitos são muito claros e a forma como foi escrito convida à reflexão, que resulta no aprendizado. Achei o livro muito bom e recomendo a leitura. Especificamente este exemplar que possuo, faz parte de uma coleção chamada Novas Buscas em Psicoterapia. Como resultados da leitura deste livro é possível melhorar a forma como você se comunica com outras pessoas além de experienciar mudanças em seu comportamento.

Você poderá comprar este livro no link abaixo:

segunda-feira, 1 de junho de 2020

FRASES MOTIVACIONAIS (JUNHO/2020)


Frases deste mês:
  • Nunca deixe que nenhum limite tire de você a ambição da auto-superação.
  • Não permita que uma derrota desvie seus passos do caminho até ao sucesso.
  • O fracasso não acontece quando se erra, mas quando se desiste face ao erro.
  • Dispense qualquer fraqueza, entregue-se à coragem e corra atrás dos seus sonhos.
Você pode assistir ao vídeo com as frases motivacionais deste mês no YouTube, clicando AQUI.

Quero deixar a dica de um excelente livro de motivação: