A primeira vez que tive contato com a metodologia 5S foi há cerca de 10 anos, quando trabalhava em uma indústria aeronáutica, e fui convidado para participar do comitê que iria fazer a implantação desta metodologia em toda a empresa.
Depois de participar efetivamente da implementação, tornei-me auditor.
A metodologia 5S está baseada em 5 palavras em japonês que começam com a letra "S":
- Seiri - Senso de utilização, que indica que para o bom andamento do trabalho é preciso ter próximo de você as coisas que você usa com mais frequência. As que você usa com menos frequência devem ser guardadas em armários ou gavetas, e as que você nunca usa devem ser descartadas ou retiradas do local de trabalho.
- Seiton - Senso de organização, que indica que você deve manter o local de trabalho organizado, com cada coisa em seu lugar, que deve ter sido previamente definido.
- Seiso - Senso de limpeza, que indica obviamente que seu local de trabalho precisa estar sempre limpo. Processos que gerem sujeira ou desperdício, até mesmo de tempo, precisam ser verificados.
- Seiketsu - Senso de padronização, que indica a necessidade de haver uma rotina, um processo de trabalho que defina as etapas de produção do bem ou da realização do serviço,incluindo as etapas do 5S.
- Shitsuke - Senso de disciplina, que indica a necessidade de haver comprometimento por parte das pessoas em realizas as quatro etapas anteriores.
O melhor de tudo é que você pode usar esta metodologia em sua vida pessoal, na sua empresa, no seu condomínio, ou em qualquer outro segmento de sua vida.
Ela funciona muito bem e ajuda a dar um belo jeito em tudo que estiver desorganizado.
Deixo para você uma boa dica de um livro sobre 5S: