quinta-feira, 10 de setembro de 2020

EDUCADOR : O PROJETO SEGNI MOSSI


Durante este texto uso a palavra CRECHE, mas entenda-se qualquer entidade de ensino infantil.

Que fique claro também que não estou me referindo a nenhuma entidade ou pessoa em específico, salvo se for evidentemente citado no texto..

Quero apenas deixar minha opinião sobre um tema que está relacionado com educação infantil.

Quando refiro-me à palavra AGENTE EDUCADOR ou PROFISSIONAL DE CRECHE entenda qualquer profissional que atue em educação infantil: professor efetivo, agente educador, estagiário, professor contratado, etc.

Este texto é resultado do que tenho aprendido a respeito do projeto SEGNI MOSSI em vídeos e sites especializados em educação mundo afora.

Recomendo uma visita ao site oficial do projeto (https://www.segnimossi.net).

O projeto SEGNI MOSSI nasceu da junção das ideias do artista visual Alessandro Lumare e da coreógrafa Simona Lobefaro, e segundo o próprio site, tem como objetivo investigar a interação entre a dança e os sinais gráficos, mais especificamente o desenho livre, aleatório.

Pelo que se pode observar nos vários vídeos publicados sobre este tema, as crianças têm total liberdade para expressar o movimento de seus corpos, muitas vezes gerando simultaneamente um desenho.

Como as atividades são sempre acompanhadas de alguma música, as expressões corporais parecem tomar mais espontaneidade, assim como mais vigor.

O interessante é que cada prática pode potencialmente gerar oportunidades de autoconhecimento, crescimento pessoal, e o gosto pela exploração.

Conforme indicado no próprio site, as atividades podem proporcionar experiências de "admiração ao observar as coisas sob uma nova perspectiva, enfatizar a percepção de continuidade, fluidez e disponibilidade ao deixar as coisas acontecerem, focar no relacionamento com o outro, explorar a ideia da leveza, do inesperado e da surpresa, e finalmente demonstrar as consequências imediatas e futuras dos movimentos corporais".

A maioria das atividades parecem ser de realização super simples, com pouco material, contudo, é possível registrar no semblante das crianças a felicidade e o entusiasmo pelas experiências vividas e descobertas alcançadas. Isto quer de dizer que basta ter um pouquinho de boa vontade por parte do agente educador ou do professor para que as crianças possam vivenciar experiências únicas em suas vidas. Infelizmente tem profissional que vai para a creche apenas para cumprir horário e realizar o mínimo de atividades necessárias para continuar garantindo seu emprego.

Voltando ao tema e fazendo um paralelo com o que é prescrito pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), não pude deixar de notar a similaridade de muitos aspectos do Projeto Segni Mossi com o que está definido como as "Competências Gerais da Educação Básica".

Mais bacana ainda é que dentro do escopo abrangido pelo projeto Segni Mossi, ele é totalmente aderente ao conceito de Educação Integral, assim como ao preceito de reconhecer que existe uma complexidade e uma não linearidade naquilo que é vivenciado por cada criança, e no aprendizado que resulta disto.

Saiba ainda que ao praticar as atividades propostas, as crianças desenvolvem as demais formas de linguagens, que não a falada, conforme preconiza uma das "Competências Gerais da Educação Básica".

Que jamais seja considerado como interferência no processo de auto-aprendizagem o fato de existir uma proposição inicial de um adulto. Ela serve apenas como um "gatilho" para disparar a ação da criança.

Recomendo àqueles que realmente querem quebrar paradigmas na educação e também elevar sua competência como educador a um próximo patamar, que leve em consideração a possibilidade de adotar o Projeto Segni Mossi em suas atividades. O que o impede?

Desejo um bom trabalho a todos, e vamos oferecer o melhor para as nossas crianças!

Para você que trabalha em creches, deixo a dica de um livro interessante:

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