Inicio este texto dizendo que ele não é uma recomendação de investimento, mas sim um relato de uma experiência pessoal.
O COMEÇO DE TUDO
Por volta de Julho/2022, estava assistindo a alguns vídeos no Youtube sobre investimentos financeiros, quando me deparei com um vídeo de um homem que aparentava ser bem idoso, falando sobre investimentos na Bolsa de Valores.
Meu primeiro impulso foi de pular o vídeo, já que a maioria das pessoas não dá muita importância para coisas que pessoas bem idosas falam.
Felizmente não pulei o vídeo. Pela primeira vez, tomei contato com os ensinamentos do Sr Luiz Barsi Filho, o primeiro investidor bilionário pessoa física brasileiro na Bolsa de Valores, que começou a vida como engraxate.
As coisas que assisti no vídeo me chamaram muito a atenção e passei a estudar diariamente, durante duas a quatro horas, aquelas coisas das quais ele falava.
Foi assim que comecei a aprender sobre a estratégia usada por ele e passei a utilizá-la.
ASPECTOS GERAIS DA ESTRATÉGIA
Antes de tudo é importante que se saiba que esta estratégia financeira é de longo prazo e que teoricamente, os primeiros resultados significativos começam a aparecer depois de seis a oito anos investindo. No meu caso, como estou investindo não só em Ações, mas também em Fundos Imobiliários que pagam proventos mensalmente, comecei a ter os primeiros resultados, pouco significativos, mas já são resultados, com pouco mais de dois anos de investimentos.
Outra coisa importante a saber é que o principal objetivo desta estratégia é prover mensalmente, ao longo dos anos, uma renda "previdenciária".
O que relato a seguir não são apenas aspectos da estratégia que aprendi, que envolvia só investimentos em Ações, mas sim uma adaptação que fiz dela para incluir também Fundos Imobiliários.
A primeira coisa que se aprende é fazer uma coisa que se chama RESERVA DE EMERGÊNCIA, cuja função é exatamente esta, ou seja, prover recursos financeiros para uma eventual emergência caso a pessoa precise gastar dinheiro com algo, ou fique desempregada por algum tempo, etc.
Qual seria o valor desta reserva de emergência? Cada pessoa define o seu, mas recomenda-se que a pessoa tenha o equivalente a doze meses acumulados do valor de sua despesa mensal.
A Reserva de Emergência ficaria investida em algum tipo de investimento mais seguro, de liquidez diária e provavelmente de Renda Fixa (fundos DI, CDB, fundos RF, e outros similares).
Somente após ter sua Reserva de Emergência feita é que a pessoa deve começar a investir em ativos de Renda Variável, como Ações e Fundos Imobiliários.
Outro aviso importante é que investir em Renda Variável não é para qualquer um. Tem pessoa que tem aversão a risco, e neste caso, esta estratégia não serve para ela.
Um dos principais riscos envolve o valor do patrimônio. Vamos supor que você invista mil Reais em Ações e daqui a uma semana você vai ver e o seu patrimônio está valendo novecentos e setenta Reais. O inverso também pode acontecer, ou seja, investiu mil Reais e uma semana depois seu patrimônio estar valendo mil e trinta reais.
Contudo, outro aspecto desta estratégia prioriza os proventos recebidos e não o valor do patrimônio. É claro que valor do patrimônio é importante, mas não é o foco principal, mesmo porque, historicamente sabe-se que o valor das Ações de boas empresas aumentam ao longo dos anos. Reitero que se trata de um investimento de longo prazo.
CONCLUINDO
Eu frequentemente faço a mim mesmo a seguinte pergunta: "O que hoje é impossível em minha vida, mas que se fosse possível, mudaria fundamentalmente para melhor o modo como vivo?"
Esta estratégia financeira é algo que está mudando para melhor o modo como vivo.
O objetivo deste texto não é ensinar a avaliar Ações ou Fundos Imobiliários, mas falar, de maneira bem simples, sobre a existência desta estratégia financeira.
Nos próximos textos vou dar algumas dicas sobre a estratégia, como por exemplo a maneira que uso para calcular o preço-teto (maior preço aceitável) para se pagar por uma Ação e Fundo Imobiliário, quais parâmetros básicos observo na hora de se comprar uma Ação ou Fundo Imobiliário e muito mais.
Espero que aproveite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário