domingo, 22 de março de 2009

"DESELEGÂNCIA" NO AR


Em minhas férias em Fevereiro/2009 fui para o Rio Grande do Sul e tive a oportunidade de presenciar no avião uma cena única. Uma mulher "armando o maior barraco"!

Ela falou para quem quis ouvir, que ela chegou no aeroporto de Guarulhos vinda dos Estados Unidos e depois tentou ir para o Rio Grande do Sul por uma companhia brasileira mas não estava conseguindo vôo.

A verdade é que a companhia brasileira fez gentileza de encaixá-la em um vôo onde tivesse assentos disponíveis, pois era Carnaval e os vôos estavam lotados. Contudo, a reclamante queria que a companhia encaixasse TODOS os seus parentes (mais ou menos 10 pessoas) no mesmo vôo, o que era impossível. Ela chegou a entrar no avião, criou confusão, desistiu do vôo, fez com que suas bagagens fossem tiradas do compartimento de cargas do avião, depois arrumou outra confusão fora do avião e acabou resolvendo que iria naquele vôo mesmo. Suas bagagens... Foram colocadas novamente no compartimento de bagagens do avião. Enquanto toda esta confusão acontecia, o vôo estava se atrasando e dezenas de passageiros que nada tinham a ver com o problema, estavam esperando no avião.

Durante a viagem, a mesma se levantou da poltrona e contou sua história mais duas vezes. O que mais me chamou a atenção foi o fato dela sempre enfatizar que tinha acabado de chegar dos Estados Unidos. Minha impressão era que ela estava mais interessada em falar que tinha ido aos Estados Unidos do que realmente relatar seu problema, que na minha opinião, não existia. O pior de tudo... Tive que agüentar esta "xarope" na poltrona do meu lado a viagem inteira!

Em outra ocasião, em Julho de 2007, viajei a serviço para a França. Na volta, como Julho era época de temporada de verão na Europa, não havia avião para eu voltar para o Brasil. Tive que ir até a Holanda e a partir de lá, pegar um avião para o Brasil. O aeroporto de Amsterdam, chamado de Schipol, é simplesmente enorme. Ao desembarcar lá, tive que atravessar vários saguões em busca do portão de embarque. Por todos os saguões que passava, ordem e tranqüilidade. Caminhando mais alguns minutos, observei uma verdadeira arruaça em um portão de embarque mais à frente. Pelo idioma falado (português), imaginava que tinha encontrado meu portão de embarque. Um grupo de rapazes fazendo a maior bagunça, falando alto, querendo chamar a atenção. Em nenhum dos outros portões de embarque pelos quais eu havia passado havia aquela "zorra".

Não me surpreende o fato de brasileiro ser "mal visto" por todos os lugares que passo. Infelizmente, evito de todas as formas falar minha nacionalidade quando viajo para fora.

Há algum tempo atrás, vi um vídeo feito por um dos maiores parques de diversões do mundo que tratava sobre a má conduta de pessoas em suas dependências, envolvendo inclusive vandalismo. O vídeo era especificamente de brasileiros. Que vergonha!

O governo do presidente Fernando Henrique trouxe uma coisa muito boa para o povo brasileiro, que foi de certa forma, mais dinheiro no bolso. Em minha opinião, que é muito radical sobre este assunto, o poder aquisitivo de alguns aumentou, mas a falta de classe e de educação não mudaram. Lugares que antes eram "bem freqüentados", hoje mais parecem pontos de encontros para "maloqueiros". Fazer o quê? Todos têm os mesmo direitos, não é?

Sem dúvida, dinheiro pode comprar tudo que uma pessoa mais quer, mas nem sempre pode comprar o que ela mais precisa!
( Texto e foto: Wilson Luiz Negrini de Carvalho )