terça-feira, 17 de março de 2009

SANTA CRUZ DO SUL / RS (Fev e Mar/2009)






Foi com grande satisfação que recebi de minha tia um convite para visitá-la em Santa Cruz do Sul/RS.

Eu estava saindo de férias novamente e Santa Cruz do Sul é uma cidade que gosto muito, por ser calma e tranqüila.

Cheguei no dia 23/02/2009 e estava chovendo muito. A chuva durou mais uns dois dias, o que me impossibilitou de ficar saindo muito. Aproveitei o tempo chuvoso para dormir bastante e ler um livro que levei para a viagem.

Ainda com um pouco de chuva, fomos uma manhã para Porto Alegre. Andei por vários lugares e ainda visitei os dois maiores "Shopping Centers" de lá. Voltamos no início da noite.

No sábado, meu tio levou-me para visitar a empresa na qual ele trabalha. Tive a oportunidade de conhecer de perto todo o processo de beneficiamento de fumo.

Outro dia, acompanhado de minha prima e de uma bela amiga dela, fomos até a cidade de Rio Pardo. Esta cidade tem grande importância histórica para a região, bem como para o Brasil. Algumas batalhas importantes da Revolução Farroupilha foram travadas naquele local.

Antes de ser colonizado, o local onde fica a cidade de Rio Pardo era habitada pelos índios Tapes. Em 1750, depois de muito lutarem na região, Portugal e Espanha assinaram um acordo dividindo entre si as terras do Rio Grande do Sul. Inicialmente foi construída no local uma fortaleza chamada Jesus Maria José e uma vila começou a formar-se ao redor da mesma. Em 1769 o povoado passou a se chamar Freguesia de Nossa Senhora do Rosário de Rio Pardo e em 1771 foi estabelecida a Comarca Eclesiástica de Nossa Senhora do Rosário de Rio Pardo. Em 1811 tornou-se vila e em 1846 tornou-se município. Dom Pedro II passou duas vezes pela cidade, ficando hospedado lá.

Tirei fotos de várias casas e prédios antigos. Passeamos bastante pela cidade e ao final da tarde, fomos até a "praia" à beira do Rio Pardo. Ficamos lá algum tempo apreciando a paisagem e depois retornamos para casa.

Nos dias seguintes aproveitei para ficar na piscina e tomar um sol. Também fui fazer uma das coisas que mais gosto, que é caminhar pela cidade para conhecer lugares e estar em contato com a população local. O povo de Santa Cruz do Sul é muito gentil.

Pude rever também meu primo, que não via há muitos anos. Ele levou-me em sua casa para ver sua esposa e filho, que estavam muito bem, e também mostrar sua mais recente aquisição, um extravagante Lamborghini Gallardo. Uma acelerada daquele motor de 10 cilindros dentro da garagem quase me deixou surdo.

Visitei também a feira Expoagro Afubra, interessante, com exposição de plantações, produtos para agropecuária e animais. Muito legal.

Na minha última noite de permanência lá, meus parentes me ofereceram um churrasco, que foi especialmente "comandado" por minha prima. Estava muito bom!

Foi ótimo rever meus parentes, alguns amigos e poder passar com eles alguns dias.

Já era hora de voltar para São José dos Campos/SP. Tomei o avião e sem maiores novidades cheguei em casa.

Minhas férias ainda não tinham terminado. Restavam mais 4 dias e como não poderia faltar... PRAIA!
( Texto e fotos: Wilson Luiz Negrini de Carvalho )