terça-feira, 6 de agosto de 2013

ITÁLIA : VENEZA (Junho/2013)

Veneza (em italiano Venezia) é uma cidade da região de Veneto.


Seu território compreende um grupo de 118 ilhas e também um pedaço do continente. O centro histórico se localiza nas ilhas, e é considerado um dos maiores centros históricos da Europa, abrangendo uma área de quase 798 hectares. Algumas das ilhas estão “agrupadas”, e são conectadas através de pontes onde só passam pessoas. Os canais entre as ilhas são navegáveis.


O centro histórico de Veneza está dividido em seis partes (chamadas de "sestieri"), assim denominadas: San Marco, Santa Croce, San Polo, Cannaregio, Dorsoduro e Castello.


Pesquisadores acreditam que a região já era habitada pelo menos desde o ano 800 a.C., já que favorecia muito a pesca e o acesso de embarcações. Com a vinda dos romanos, passou a ter mais importância ainda. No ano de 1866, passou a fazer parte efetiva da Itália.


O evento mais conhecido de Veneza é seu Carnaval, quando as pessoas se vestem com fantasias bem chamativas, e desfilam pelas ruas e vielas da cidade. Ocorre oficialmente deste o século XI. Em 1797, quando a cidade foi invadida por Napoleão, a comemoração do Carnaval foi interrompida e só voltou a ocorrer a partir de 1979. O Carnaval de Veneza é bem diferente do que conhecemos por aqui no Brasil, acontece no mês de fevereiro, e dura aproximadamente 10 dias.


Chegamos em Veneza um pouco antes do horário do almoço, na região do continente. Tomamos um barco que nos levou até o "sestieri" de San Marco.


Nosso grupo se reuniu em frente ao Palazzo Ducale para definir o que seria feito, já que alguns queriam entrar na basílica de São Marcos, que fecharia em poucos minutos, enquanto outros queriam almoçar. Fui com parte do grupo que iria almoçar.


Após o almoço, realizamos um "city-tour" pela região de San Marco e depois fomos conhecer uma fábrica de Cristal de Murano. O processo de fabricação é bem interessante. Cheguei a filmá-lo, e assim que o vídeo estiver disponível na Internet, colocarei o link para visualizá-lo aqui. As peças de cristal são simplesmente magníficas.


Terminado o "city-tour", algumas pessoas iriam fazer o passeio de gôndola e o restante estava livre até o fim da tarde. Optei por ficar livre até o fim da tarde e conhecer vários outros pontos de Veneza. O passeio de gôndola é caro, dura apenas poucos minutos, e o pior... A água dos canais cheira a esgoto. O lugar é lindo, mas o cheiro próximo dos canais é lastimável. Que bom que o cheiro não sai nas fotos.


No fim da tarde, depois de andar por todas as partes que pude, tomei o barco de volta e junto com meu grupo, fui para o hotel.


No dia seguinte, faríamos um percurso de 540 quilômetros de ônibus, o mais cansativo de toda a viagem na Itália. Conheceríamos Pádua, República de San Marino e Gubbio.

Veja no link a seguir o vídeo que fiz em Veneza:
https://youtu.be/gVD0nZ68fc0

Locais interessantes para se conhecer em Veneza:  Piazza San Marco, Basilica di San Marco, Palazzo Ducale, Palazzo Grimani, Campanile di San Marco, Basilica di Santa Maria della Salute, Basilica di Santa Maria gloriosa dei Frari, Chiesa di Santa Maria dei Miracoli, Palazzo Fortuny, Chiesa di San Zaccaria, Chiesa del Redentore, Palazzo Mocenigo, Basilica di San Pietro di Castello, Palazzo Grassi, Palazzo Loredan, sem contar as mais de 400 pontes que ligam as ilhas. Existe uma infinidade de coisas para serem vistas e conhecidas em Veneza, que atende todos os gostos. Escolha seu roteiro e divirta-se.

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Se você vai viajar para a Itália, recomendo o livro abaixo. Ele poderá ser de grande ajuda:

Nenhum comentário: