sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

PLANTAS QUE REDUZEM POLUIÇÃO


Esta semana tive acesso a um documento da NASA chamado Interior Landscape Plants for Indoor Air Pollution Abatement (Plantas paisagísticas de jardins para redução da poluição do ar interno) que foi publicado há muito tempo, em 1989, mas que contém informações interessantes para quem quer ter plantas dentro de casa. Você consegue ter acesso ao documento original através deste link https://ntrs.nasa.gov/citations/19930073077.

O documento mostra essencialmente um estudo feito com plantas de jardim, indicando a capacidade que elas têm de retirar do ar alguns componentes químicos que são nocivos à saúde: benzeno, tricloroetileno (chamado também de TCE) e formaldeído.

De acordo com o documento:
  • O benzeno é conhecido por provocar irritação nos olhos e na pele, chegando também a demonstrar atividade carcinogênica em alguns testes, além de ser considerado como um fator que contribui para mutação de cromossomos e leucemia em humanos.
  • O tricloroetileno é citado em um estudo do National Cancer Institute (Instituto Nacional do Câncer dos Estado Unidos), feito com ratos, por ter produzido uma alta incidência de carcinomas hepatocelulares nos animais. É considerado como um "favorecedor" de câncer no fígado.
  • O formaldeído irrita as membranas mucosas dos olhos, nariz e garganta. Quando combinado com proteínas, pode provocar dermatite de contato. Uma pesquisa foi conduzida pela Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) levantando a suspeita de que este químico causa um tipo raro de câncer de garganta em pessoas que moram em trailers.
Estes três produtos químicos são usados em coisas com as quais convivemos quase que diariamente.

Foram testados doze tipos de plantas, fechadas em uma câmara por 24 horas, onde estiveram expostas durante este período aos três componentes químicos citados anteriormente, um de cada vez.

Após 24 horas de testes com cada tipo de produto químico, as plantas conseguiram remover as seguintes porcentagens em relação ao todo:
  • Benzeno de 21,4% a 67%.
  • Tricloroetileno de 10% a 41,2%
  • Formaldeído de 47,4% a 70%
Agora vou citar as três melhores plantas para reduzir cada tipo de produto químico, por ordem de importância.

Para reduzir o benzeno temos:

1-) A Gerbera (Gerbera jamesonii), que é uma planta de sol pleno, com rega frequente, plantada em solo rico em matéria orgânica. Aparece na foto acima.

2-) O Crisântemo (Chrysanthemum morifolium), que é uma planta de sol pleno, com rega frequente, plantada em solo rico em matéria orgânica.

3-) O Lírio-da-Paz (Spathiphyllum "Mauna Loa"), que é uma planta de meia sombra, mas com uma claridade muito boa, com rega frequente, plantada em solo rico em matéria orgânica.


Para reduzir o tricloroetileno temos:

1-) A Gerbera (Gerbera jamesonii), que é uma planta de sol pleno, com rega frequente, plantada em solo rico em matéria orgânica. Aparece na foto acima.

2-) A Dracena-de-Madagascar (Dracaena marginata), que é uma planta de meia sombra com rega moderada (1 a 2 vezes por semana), plantada em solo comum de jardim (terra vegetal com esterco).

3-) O Lírio-da-Paz (Spathiphyllum "Mauna Loa"), que é uma planta de meia sombra, mas com uma claridade muito boa, com rega frequente, plantada em solo rico em matéria orgânica.


Para reduzir o formaldeído temos:

1-) Palmeira-Bambu (Chamaedorea seifrizii), que é uma planta de meia sombra, com uma claridade muito boa, com rega frequente, plantada em solo rico em matéria orgânica.

2-) Dracena-Janet-Craig (Dracaena deremensis "Janet Craig"), que é uma planta de meia sombra, com rega moderada, plantada em solo comum de jardim (terra vegetal com esterco).

3-) Espada-de-São-Jorge (Sansevieria laurentii), que é uma planta que pode ser cultivada tanto em sol pleno, quanto em meia sombra, com rega espaçada, ou seja, tocando o solo, vendo se está seco e molhando um pouco. Pode ser plantada em solo comum de jardim (terra vegetal com esterco).

Existem outras plantas que também ajudam a reduzir estes produtos químicos no ar, mas possuem um "desempenho" inferior às que citei acima, em relação à redução dos poluentes. Para conhecê-las, acesse o documento indicado no link que está acima. O documento está em inglês, mas você pode ver os nomes científicos das plantas envolvidas no estudo, e através deles descobrir quais são estas plantas.

Agora você já sabe quais plantas pode por em sua casa para que além de ajudar na decoração, ajudarão também a melhorar a qualidade do ar.

Gostaria de indicar um livro sobre plantas:

Nenhum comentário: