A turbina foi criada pela empresa Waterotor Energy Technologies Incorporation, localizada no Canadá. Trata-se de um dispositivo que pode ser colocado no fundo de riachos, canais, corredeiras e outros locais de fluxo de água de baixa velocidade.
A correnteza gerada pela passagem da água faz com que um rotor se movimente, gerando energia elétrica 24 horas por dia, enquanto seus concorrentes, a energia solar e eólica dependem do sol ou do vento para gerar energia, não garantindo a geração continuamente.
A velocidade mínima da correnteza para que o equipamento funcione precisa ser de pelo menos 0,9 metros por segundo.
O equipamento não precisa de nenhum combustível para funcionar, não é invasivo, ou seja, não perturba o meio ambiente e é considerado "amigável" em relação à vida aquática.
Consegue converter mais de 50% da energia disponível no movimento da água em energia elétrica.
Existem três modelos, sendo que dois deles já estão disponíveis para a venda, considerando como referência a data em que escrevo este texto. O mais simples deles precisa estar colocado a uma profundidade mínima de 1,12 metros e tem a capacidade de gerar 1000 Watts, sendo que a forma de saída da energia é 120 ou 240 volts AC a 50/60 Hz. O custo é de $ 5000 dólares, não sei se são dólares canadenses ou americanos.
Informações mais detalhadas podem ser obtidas no site http://www.waterotor.com, que foi onde obtive a fotografia que usei aqui.
Aproveito a oportunidade para deixar a dica de um livro sobre fontes renováveis de energia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário