quarta-feira, 10 de março de 2021

EDUCADOR : AS ONDAS CEREBRAIS DE CADA FAIXA ETÁRIA



Durante este texto uso a palavra CRECHE, mas entenda-se qualquer entidade de ensino infantil.

Que fique claro também que não estou me referindo a nenhuma entidade ou pessoa em específico.

Quero apenas deixar minha opinião sobre um tema que está relacionado com educação infantil.

Quando refiro-me à palavra AGENTE EDUCADOR ou PROFISSIONAL DE CRECHE entenda qualquer profissional que atue em educação infantil: professor efetivo, agente educador, estagiário, professor contratado, etc.

Hoje vou comentar sobre um tema que está ligado a algo que me agrada muito, que é neurociência.

Antes de entrar propriamente no tema, preciso dar alguns esclarecimentos muito importantes, para que o leitor entenda plenamente aonde quero chegar com este artigo.

O primeiro esclarecimento refere-se ao fato de que mais de 95% dos nosso atos, quando adultos, são provenientes de nossa mente INCONSCIENTE ou SUBCONSCIENTE.

O segundo esclarecimento refere-se ao fato de que para programar nosso inconsciente para agirmos de uma determinada forma ou adotarmos algum hábito, precisamos estar em um estado mental em que nossas ondas cerebrais estejam em um ciclo que se alinhem com nosso INCONSCIENTE.

Contudo, as vezes não queremos programar nossas mente para nada, mas mesmo sem querer, podemos estar programando algo na mente de crianças de uma maneira muita fácil, com simples palavras, que quando carregadas de um pouco de emoção, podem fazer um registro na mente inconsciente da criança de forma muito mais forte e permanente.

Quando comecei a aprender sobre neurociência, meu professor informou que tudo pelo que passamos pela vida, até os nove anos de idade, ficará registrado em nossa mente inconsciente. Daí em diante, usaremos estas referências para guiar nosso comportamento e respostas às situações no futuro, inclusive e principalmente quando adultos.

Por estas poucas informações que dei até agora, você já deve imaginar a responsabilidade que alguém que trabalha com crianças tem, principalmente em creches, onde as crianças ficam o dia todo. Será que estas pessoas sabem disto?

Relembrando de outra forma algo que mencionei antes: quantos mais as ondas cerebrais estiverem alinhadas com a mente inconsciente, mais forte será o registro na mente da criança.

Agora vamos "costurar" toda esta informação que já dei, com o assunto deste texto...
  • Ondas cerebrais DELTA, que são aquelas que têm a faixa eletromagnética entre 0,5 a 4 ciclos por segundo, predominam em crianças de zero a dois anos de idade. São as ondas cerebrais do sono profundo, e elas atuam a partir do subconsciente, mesmo que a criança esteja acordada. Tudo que vier para a criança é aceito sem raciocínio crítico, julgamento com pouquíssimo ou quase nenhum tipo de filtragem. Fazendo uma analogia extremamente "tosca", seria como se você estivesse colocando algo diretamente no inconsciente da criança.
  • Ondas cerebrais TETA, que são aquelas que têm entre 4 a 8 ciclos por segundo, predominam em crianças entre dois e cinco anos de idade. São as ondas cerebrais do transe hipnótico profundo, interagindo diretamente com o inconsciente da criança. A sugestão que você dá, a criança assimila em sua mente inconsciente como uma CRENÇA, uma verdade INDISCUTÍVEL. Entenda o poder disto e o quanto uma frase ou atitude inadequada pode comprometer o futuro de uma criança, principalmente se houver carga emocional na sua manifestação. Por estarem, as crianças, conectadas ao seu mundo interior, você agora consegue entender porque elas estão comumente vivenciando um mundo de imaginação. Nesta fase, a capacidade racional e de análise crítica da criança ainda é muito pouca.
  • Ondas cerebrais ALFA, que são aquelas que têm entre 8 a 13 ciclos por segundo, predominam em crianças entre cinco e oito anos de idade. São as ondas cerebrais do relaxamento, de um estado meditativo leve. Nesta fase, a criança parece viver entre a realidade de seu mundo interior e a realidade do mundo exterior - é como se existisse uma "ponte" entre a mente inconsciente e a consciente. A capacidade de compreender o que acontece na vida e concluir coisas baseando-se na experiência obtida começa a se desenvolver.
  • Ondas cerebrais BETA, que são quelas que estão acima de 13 ciclos por segundo, predominam a partir dos oito anos de idade. Nesta fase já existe a competência para se exercer o raciocínio analítico e consciente. Até os doze anos de idade a criança está na faixa de ondas BETA de baixa frequência (13 a 15 ciclos por segundo). A partir dos doze anos, até a vida adulta, as frequências vão aumentando até 50 ciclos por segundo. Via de regra, a ponte que existia antes entre a mente consciente e a inconsciente não existe mais.
Apenas a título de exemplo, não adianta um agente educador trabalhar com crianças de dois a cinco anos de idade (ondas TETA) e reclamar que uma determinada criança "vive no mundo da Lua". Vive mesmo! E é natural da faixa etária dela, é sadio, e a criança não pode ser criticada ou repreendida por isto. É o agente educador que precisa desenvolver competências comportamentais para conviver com isto, e mais, aprimorar seu conhecimento e desempenho para potencializar a experiência que as crianças estiverem tendo.

Por qual motivo falei tudo isto?

Para chamar a atenção de profissionais de creche para o cuidado que precisam ter ao lidar com crianças, e também para alertar gestores de creches para que escolham profissionais com um perfil mais adequado a cada faixa etária.

Quanto mais nova for a criança, maior será o "estrago", e todos precisam estar cientes disto.

É claro que ninguém é perfeito, e dificilmente, até mesmo por conta dos baixíssimos salários pagos, serão encontrados profissionais com este nível de conhecimento e ainda disposição para terem um desempenho profissional adequado.

Ainda assim, a responsabilidade existe e as oportunidades para fazer o que é correto também.

O que você, agente educador, através de suas atitudes, está "programando" na mente das crianças com as quais trabalha?

Quais crenças que você "embutiu" nas mentes delas, que servirão para que elas tenham um futuro melhor?

Desejo um bom trabalho a todos, e vamos oferecer o melhor para as nossas crianças!

Para você que trabalha em creches, deixo a dica de um livro interessante:

Nenhum comentário: