terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O JEITO QUE SEREMOS NO FUTURO

Lendo a GAZETA MERCANTIL de hoje, me deparei com uma reportagem que fala do livro THE WAY WE'LL BE, do autor JOHN ZOGBY.

Baseado em pesquisas que foram realizadas ao longo de 20 anos, John Zogby acredita que o sonho americano está mudando. O povo americano demonstra estar mais preocupado em:
  • Adotar comportamentos, como por exemplo a aquisição de coisas, considerando as limitações dos recursos do planeta, ao invés do consumo desmedido.
  • Substituir o luxo e extravagância pelo conforto e a conveniência.
  • Respeito à diversidade em todos os seus aspectos, criticando qualquer tipo de discriminação.
  • Busca de valores realmente importantes e essenciais.
  • Cobrança de uma postura ética e coerente com a retórica, por parte de entidades e pessoas, criticando inclusive a falsidade e o cinismo dos políticos durante as campanhas eleitorais.
Segundo John Zogby, a disponibilidade de informação na Internet é um dos fatores que está ajudando a formar esta nova consciência. Ele também demonstra acreditar no potencial das pessoas mais jovens para concretizar esta mudança.

Embora esteja no Brasil, fico me perguntando: será que o povo brasileiro algum dia vai ser tomado por este tipo de consciência?

Sobre o consumismo desenfreado, hoje li também em uma reportagem na seção de finanças de um outro jornal, que neste momento estamos tendo um dos maiores índices de inadimplência da história do Brasil. Pessoas que compram coisas, muitas vezes sem necessidade e acabam sem condições de pagá-las.

Sobre a cobrança de uma postura ética, nem se fala. Ouvi dizer que a lei eleitoral brasileira prevê que se a maioria dos eleitores anular seus votos, deverá ter outra eleição, com outros candidatos. Sei que é utópico, mas é um sonho e tanto. Vale lembrar que toda realidade começa como um sonho...

Se o comportamento do povo norte-americano está mudando realmente eu não sei. Gostaria muito que o comportamento do povo brasileiro mudasse, pelo menos, nos aspectos citados pela pesquisa de John Zogby.

Com certeza, a minha vida e a vida de todos os brasileiros seria muito melhor!

Ninguém tem uma bola de cristal para adivinhar o futuro, mas podemos sonhar com ele e começar a tomar atitudes concretas para que ele aconteça. Só depende de nós!
( Texto e imagem: Wilson Luiz Negrini de Carvalho )