quarta-feira, 1 de julho de 2009

FRANÇA : LOURDES (Junho/2009)






Depois de passar a semana inteira trabalhando, estava chegando o final de semana e com certeza, iria conhecer lugares novos.

No fim da tarde de sexta-feira, saí do trabalho, deixei minhas coisas no hotel e fui até a estação Matabiau. Comprei passagens para ir até o Santuário de Lourdes no sábado e para ir até a cidade de Albi no domingo.

No sábado de manhã peguei o trem que ia para a cidade de Bayonne às 10:45. Cheguei em Lourdes por volta do meio-dia. No caminho de ida o trem parou nas cidades de Muret, Boussens, Saint-Gaudens, Montrejeau Gourdan Polignan, Lannemezan e Tarbes antes de chegar a Lourdes.

Bernadette Soubirous (Sainte-Bernadette) nasceu em Lourdes no dia 07 de Janeiro de 1844. Teve uma vida difícil desde criança. Sofria de asma e tinha outros problemas de saúde também. No dia 11 de fevereiro de 1858, acompanhada de sua irmã Toniette e da amiga Jeanne Abadie, ela presenciou pela primeira vez na gruta de Massabielle que fica praticamente às margens do rio Gave, a aparição de Nossa Senhora que segundo Bernadette, se identificou como sendo a Imaculada Conceição. Nossa Senhora apareceria para Bernadette mais 17 vezes em datas diferentes, e a cada aparição, o número de pessoas que acompanhava Bernadette aumentava. Em uma das aparições, começou a verter água da rocha da caverna, água que verte até hoje. Algum tempo depois das aparições, Bernadette decidiu tornar-se freira e recebeu o nome de Irmã Marie-Bernarde. Sua saúde era muito frágil e acabou falecendo em 16 de Abril de 1879, com 35 anos de idade. No dia 8 de Dezembro de 1933 o Papa Pio XI declarou-a Santa. Uma das coisas mais incríveis: seu corpo permanece intacto até hoje e pode ser visto lá no Santuário de Lourdes. Existem casos comprovados de várias curas em Lourdes. Milhões de pessoas visitam Lourdes todos os anos.

Ao descer do trem, não fazia a menor idéia de onde ficava o Santuário, mas como sempre, resolvi seguir um grupo de turistas e em menos de 5 minutos já avistava uma igreja enorme ao longe (será que é lá?). Vi os turistas descendo uma escadaria ao lado de uma ponte e fui atrás. Parei em uma lanchonete e perguntei a direção: era no final daquela rua onde eu estava. Esta rua estava completamente tomada por lojas de artigos religiosos. Você consegue comprar, terços, imagens, pequenos vidros e até galões para levar a água do Santuário de Lourdes.

Parei em uma loja para comprar algumas coisas para levar para benzer lá no Santuário e para minha surpresa, o comerciante falava português. Ouvi dizer que em Lourdes, existem algumas lojas onde os comerciantes falam até 10 idiomas diferentes.

Chegando na entrada do santuário, notei que não havia muita gente. O dia estava meio encoberto e eu acho isto talvez tenha feito as pessoas desistirem de ir lá. Tinha que ficar de olho no relógio, pois meu trem para retornar a Toulouse sairia em 2 horas.

Fotografei e filmei a entrada do Santuário, a parte de baixo da igreja e a gruta onde houve a aparição de Nossa Senhora. Levei as lembranças que comprei para benzer, parei alguns minutos na igreja para rezar pelos meus parentes, amigos e também por aqueles que pensam que são meus inimigos.

Na gruta, resolvi pegar uma pequena fila, onde você pode entrar nela. É impossível descrever o que você sente quando toca nas rochas da gruta, na água que verte das pedras. A sensação é magnífica, única. Foi uma das melhores sensações que já tive na minha vida. Não sei como descrever, eu fiquei meio atordoado, não sabia o que fazer. É simplesmente INCRÍVEL! Fiquei algum tempo na gruta.

Ao sair de lá, olhei o relógio. Infelizmente tinha que voltar para a estação de trem. Voltei meio rápido, pois estava meio em cima da hora. Para minha sorte, o trem atrasou-se 30 minutos e pude comer um lanche.

No caminho de volta para Toulouse o trem parou somente na cidade de Tarbes (graças a Deus). Cheguei na estação em Toulouse e fui arrumar um lugar para jantar. No dia seguinte estaria indo para a cidade de Albi.

Minha impressão: Lourdes é uma pequena cidade. A maioria das lojas que vi são praticamente lojas de arigos religiosos (óbvio?). Tem alguns restaurantes e lanchonetes. Destaque total para o Santuário. Não vi mais nada de interessante por lá. Para os católicos, eu garanto: esta é uma experiência INCRÍVEL, ÚNICA e IMPERDÍVEL!

Você pode ver mais fotos da minha viagem a Lourdes no link http://viajamos.com.br/photo/albums/lourdes-franca

Segue o link de um vídeo que fiz quando visitei o Santuário de Lourdes na França http://www.youtube.com/watch?v=vn1qwOORWe8

( Texto e fotos: Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Se você pretende viajar para a França, recomendo os dois guias a seguir. Eles poderão ser de muita ajuda: