domingo, 27 de janeiro de 2013

A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS

Ontem eu assisti a um documentário da TV5 (França) que falava sobre a importância das abelhas.

Talvez poucos saibam ou percebam a importância das abelhas em nossa vida.

Elas são responsáveis pela polinização das plantações, e isto gera um aumento enorme de produtividade. Por exemplo, em uma plantação de amêndoas na Califórnia (U.S.A.), sem a polinização das abelhas, são colhidos 10 quilos de amêndoas por hectare plantado, enquanto com a polinização das abelhas, são colhidos 700 quilos de amêndoas por hectare. Estes números mostram por si só a importância destes animais em nossas vidas.

Existem alguns países da Ásia e Europa, que estão tendo problemas para o cultivo de produtos, pois não existem abelhas em quantidade suficiente para realizar a polinização. Colméias estão sendo importadas de outros países para suprir esta necessidade.

O pior está acontecendo em na Europa e América do Norte, onde milhões de abelhas estão morrendo, e colméias desaparecendo, sem que os cientistas saibam exatamente qual o motivo.

Algumas pesquisas apontam para alguns pesticidas de última geração, que quando aplicados nas plantas, são assimilados pelas abelhas, que acabam levando para as colméias.

Outras pesquisas mostram que um novo tipo de pesticida, que é aplicado na semente do milho, por exemplo, antes do mesmo ser plantado, é um dos causadores do problema, e que o veneno é disseminado para a planta inteira, à medida que ela cresce. Para a felicidade da população francesa e das abelhas de lá, o governo francês proibiu a venda deste pesticida, produzido por uma empresa alemã, que convenientemente nega a toxicidade do produto para a abelha, mas os testes científicos realizados pelos franceses não mentem e mostram uma realidade bem diferente.

Uma coisa que eu não sabia, e fiquei sabendo ontem, é que as abelhas que polinizam plantações de alimentos transgênicos, assimilam algum tipo de substância oriunda destas plantas geneticamente modificadas, que ataca o seu trato digestivo, provocando a morte delas. Imagino o que estes produtos transgênicos devem fazer com a gente.

Cientistas analisaram algumas colméias cuja população de abelhas havia sido dizimada, e encontrou traços de venenos de vários tipos, e em alguns casos, encontraram até 31 tipos de venenos diferentes.

De certa forma, as abelhas servem como um “medidor” da contaminação do ambiente em que vivemos.

Os cientistas estão preocupados com a queda constante na população de abelhas, pois se este número continuar a decair, haverá problema de abastecimento de alimentos.

Que este alerta dos cientistas possa tocar a consciência dos produtores agrícolas.

( Texto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Nenhum comentário: