sábado, 19 de janeiro de 2013

A PARÁBOLA DA ÁRVORE-DOS-DESEJOS

Estava eu fazendo uma sessão de "5S" (arrumando a bagunça) nas minhas coisas que estavam guardadas há mais de 10 anos, quando encontrei o texto a seguir. Trata-se de uma parábola cuja autoria desconheço.

Segue a parábola:

"Uma vez um homem estava viajando e, acidentalmente, entrou no paraíso.

No conceito indiano de paraíso existem árvores-dos-desejos. Você simplesmente senta debaixo delas, deseja qualquer coisa e imediatamente seu desejo é realizado - não há intervalo entre o desejo e sua realização.

O homem estava cansado e pegou no sono sob a árvore-dos-desejos. Quando despertou, estava com muita fome, então disse:

- Estou com tanta fome, desejaria poder conseguir alguma comida de algum lugar.

E imediatamente apareceu comida vinda do nada. Simplesmente uma deliciosa comida flutuando no ar. Ele estava tão faminto que não prestou atenção de onde a comida viera - quando se está com fome, não se é filósofo.

Começou a comer imediatamente, e a comida era deliciosa.

Depois, a fome tendo desaparecido, olhou à sua volta. Agora estava satisfeito.

Outro pensamento surgiu em sua mente:

- Se ao menos eu conseguisse algo para beber...

Como não há proibições no paraíso, imediatamente apareceu um excelente vinho. Bebendo-o relaxadamente na brisa fresca do paraíso, sob a sombra de uma árvore, começou a pensar:

- O que está acontecendo? O que está havendo? Estou sonhando, ou existem espíritos ao redor que estão fazendo truques comigo?

E espíritos apareceram. E eram ferozes, horríveis, nauseantes.

Ele começou a tremer, e um pensamento surgiu em sua mente:

- Agora vou ser assassinado, com certeza...

E ele foi assassinado.

Esta é uma antiga parábola, de imenso significado. Sua mente é a árvore-dos-desejos - o que você pensa, mais cedo ou mais tarde se realiza.

Às vezes o intervalo é tão grande que você se esquece completamente que, de alguma maneira, "desejou" aquilo, então não faz a ligação com a fonte. Mas, se olhar profundamente, perceberá que todos os seus pensamentos, com medos e receios, estão criando você e sua vida. Eles criam seu inferno, criam seu paraíso. Criam seu tormento, criam sua alegria. Eles criam o negativo, criam o positivo.

Todos aqui são mágicos, e todos estão fiando e tecendo um mundo mágico ao seu redor, e aí são apanhados. A aranha é pêga em sua própria teia.

Ninguém o está torturando, a não ser você mesmo.

Uma vez que isto seja compreendido, mudanças começam a acontecer. Então você pode dar a volta, pode transformar seu inferno em paraíso; é simplesmente uma questão de pintá-lo a partir de um ângulo diferente.

A responsabilidade é toda sua.

Seu paraíso depende de você"

Nenhum comentário: