domingo, 6 de janeiro de 2013

O SIMBOLISMO


Este é mais um daqueles temas em que é possível "viajar" bastante.

Tentar explicar o simbolismo através do pobre poder das palavras é quase impossível, pois na minha percepção, o simbolismo nada mais é do que um meio de exprimir algo que não é possível exprimir através das palavras.

O simbolismo transcende a percepção natural e entra no "terreno" da "inteligência do coração". Acho que a frase certa seria: o simbolismo é sentido, ao invés de ser entendido.

Todo símbolo é em sua essência uma espécie de revelação, um conhecimento profundo, que é compreendido até um determinado ponto por cada pessoa, segundo suas aptidões, no estágio em que se encontra na sua evolução.

Segue uma definição bem interessante do que é simbolismo, nas palavras de René Guénon: "O real simbolismo, longe de ter sido inventado artificialmente pelo homem, se encontra na própria natureza, ou melhor dizendo, a natureza inteira, nada mais é do que um símbolo de realidades transcendentes".

Quando um símbolo não é compreendido, seu significado fica "deformado".

Por outro lado, nem sempre conseguimos compreender tudo, não conseguimos captar tudo o que nos é oferecido, pois quando a "luz" é muito forte, ao invés de iluminar nosso caminho, acaba nos cegando. Repetindo o que disse acima, todo o conhecimento é compreendido de acordo com o estágio de evolução de cada um.

Você já parou para observar o simbolismo de tudo que está ao seu redor?

Por exemplo, tenho notado coisas interessantíssimas, em vitrais, decorações e até na própria arquitetura de igrejas católicas e outros tipos de monumentos que visitei mundo afora.

E você, o que percebe do que está à sua volta?

( Texto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Nenhum comentário: