Aliás, elas são interessantes no contexto esotérico.
- "Primeira coisa: conhecer-te (os antigos faziam deste conhecimento o 1º estágio da sua iniciação). Purificar-se, depurar o corpo, depois, educar o espírito."
- “Em torno de ti irradiam forças e vibrações que são tais como as produzes, como tu podes criar e dirigir a teu gosto. Esta atmosfera psíquica influencia aqueles que te rodeiam e pode operar à distância”.
- “É perigoso e ilógico dar explosivos a uma criança, assim como é imprudente dar ou confiar segredos àqueles que não estão em estado de compreendê-los”.
- “Toda a ciência, a das religiões ainda mais que as outras, quer um espírito livre e desprendido de idéias preconcebidas; como ela se dirige ao Brâmane na Índia, ao Budista em Sião ou China, quanto ao Cristão na Europa, tem, portanto, toda a necessidade de guardar cada um a sua fé no seu próprio coração, e permitir à sua inteligência seguir as vias que a razão lhe abre e que não são nem menos seguras, nem menos obrigatórias do que aquelas da fé”.
- “Todas as iniciações, todas as doutrinas mitológicas, não tendem senão a livrar a alma do peso da matéria, a depurá-la, a esclarecê-la pela irradiação da inteligência, a fim de que, desejosa de bens espirituais, possa lançar-se fora do círculo das gerações para se elevar até a fonte de sua existência”.
- “Quando tu agires, antes de agir, pensa em agir, porém pensa no Espírito para que ele permita agir como pensas. Todos pensadores dizem isto”.
- “Todo o mal vem do homem, portanto, importa que o homem o conheça, conhecendo-se”.
- “Todos os seres são ligados uns aos outros, e muitas vezes, nossos atos têm repercussão desconhecida sobre os seres que não conhecemos”.
- “A causa do sofrimento está na sede de viver, na sede de prazer, na sede de poder”.
- “Estar unido com aqueles que não se ama é sofrimento, porque a dessemelhança de sentimentos e idéias, quando não é adoçada por uma terna afeição, vem a ser uma carga insuportável”.
- “O poderoso, se soubesse o que é a Verdade, demitir-se-ia de seu poder, que obriga a atos que ele não conhece, nem pode conhecer, todas as repercussões, mas das quais guardará sempre, sem que o saiba, toda a responsabilidade”.
- “Não imploreis aos Deuses impotentes; é em vós mesmos que deveis procurar o que é preciso para a vossa libertação. Cada homem constrói sua própria prisão”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário